06 de novembro • 2019

Docente de Fonoaudiologia participa de pesquisa na Austrália

 

A professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Ielusc, Roxele Lima Ribeiro, participou de pesquisas na Universidade LaTrobe, em Melbourne, Austrália, durante o primeiro semestre deste ano. A docente esteve em contato direto com a professora Miranda Rose, referência internacional nos estudos sobre afasia e chefe do laboratório de pesquisas em afasia da mesma Universidade.

Neste período a professora acompanhou as terapias realizadas no laboratório, bem como o projeto COMPARE, aprofundando o conhecimento em protocolos e em pesquisas de grande porte sobre a afasia. Também teve a oportunidade de palestras sobre a Fonoaudiologia no Brasil e sobre sua principal pesquisa: “Fatores relacionados a melhora da qualidade de vida em pacientes afásicos submetidos a terapia fonoaudiológica em grupo”, que é tema de seu doutorado e de projeto de extensão da Faculdade Ielusc.

A professora Roxele é uma das colaboradoras de um grande estudo multicêntrico pela Universidade de Glasgow (Release), participando de algumas reuniões quando esteve na Austrália.

Roxele realiza o doutorado no Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e defende sua tese no final deste ano.