11 de dezembro • 2018

A voz que resiste

 

Pacientes do Grupo Terapêutico Fonoaudiológico da Faculdade Ielusc participaram, na tarde desta terça-feira (11), do lançamento do livro “A voz que resiste – relato de vida após um Acidente Vascular Cerebral”. O evento contou com a presença das famílias, de professores e de profissionais da área e ocorreu no auditório do Centro Cultural Deutsche Schule.

No livro, vinte e oito pacientes contam suas histórias de vida e relatam as dificuldades e as vitórias após o Acidente Vascular Cerebral. O Grupo Terapêutico Fonoaudiológico é um projeto pioneiro em Joinville e, desde 2017, visa devolver a qualidade de vida aos pacientes com afasia, proveniente de um AVC.

Os familiares e o público presente estavam emocionados com o livro que representa a autonomia e a força dos pacientes. “Meu pai chegou muito debilitado na terapia, utilizava sonda para se alimentar e não falava. Poder ver os avanços dele é uma alegria. No grupo ele pode perceber que não era o único a ter dificuldades e nós aprendemos a ter os cuidados certos e paciência”, relata Shirlei Dela Vedova, filha de Nilson Pacheco Dela Vedova.

O livro foi organizado pela professora Roxele Lima, e teve a participação das acadêmicas Adayle Hemily Weber, Laura Guimarães Cuozzo e Natália Cristina Silviera. O projeto gráfico foi realizado pela Agência Experimental de Publicidade (AEP).