
Linhas de Pesquisa
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
As linhas de pesquisa da Faculdade IELUSC foram revisadas e redefinidas, em 2019, com base nas políticas institucionais para o ensino, pesquisa e extensão tal como apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Tendo como norte a visão da IES para os próximos cinco anos – “tornar-se Centro Universitário”, o processo de definição das linhas de pesquisa levou em consideração os seguintes aspectos: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a interdisciplinaridade, com ênfase para o potencial de articulação entre os campos científicos presentes em cada área do conhecimento atuante na IES; o potencial de responsabilidade social e ambiental da instituição e a necessária promoção da iniciação científica em articulação com a política institucional de bolsas de estudos, de permanência e mobilidade acadêmica.
O aspecto interdisciplinar merece, aqui, um destaque: considerando-se o legado de pesquisa e extensão da instituição – construído sobretudo nos últimos sete anos desde a formulação das Diretrizes Institucionais para a Pesquisa e a Extensão, as linhas de pesquisa contemplam, especialmente, as possibilidades de interface e de articulação entre os cursos de graduação existentes na IES, em cada área do conhecimento. Trata-se, portanto, de privilegiar o potencial de diálogo e atuação conjunta entre os campos científicos mais do que as especificidades.
A principal decorrência do esforço de definir as linhas de pesquisa com base nas áreas do conhecimento acolhidas pela IES, com viés essencialmente interdisciplinar, é a possibilidade de fortalecer a pesquisa e a extensão na instituição através da implantação de Programas Institucionais criados a partir de projetos em andamento que já apresentam seus primeiros resultados.
Deste modo, busca-se aliar o interesse estratégico da IES de consolidar sua política para a pesquisa e a extensão com as demandas de sustentabilidade institucional. Por fim, cabe ressaltar que as linhas de pesquisa aqui apresentadas serão contempladas, também, em nossos canais de divulgação científica, como o Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão (Conipe) e a Redes – Revista Interdisciplinar da Faculdade IELUSC, bem como nos esforços dirigidos para a implantação de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS DA SAÚDE
Linhas de pesquisa
Linha 1 – Saúde coletiva
Esta linha de pesquisa se volta às pesquisas e atividades de extensão interdisciplinares concebidas a partir do entendimento de saúde coletiva como um direito humano e uma construção subsidiada pelos conhecimentos de natureza biológica e social.
Tem como foco de investigação os determinantes sociais da saúde e da doença na interface com a promoção da saúde e a prevenção das doenças. O principal objetivo é investigar problemas de saúde por meio de abordagens epidemiológicas nas diversas fases da vida e contribuir com indicadores para as políticas nacionais de saúde.
Eixos específicos:
- Saúde coletiva.
- Promoção da saúde.
- Direitos humanos e saúde.
- Análises epidemiológicas.
- Conhecimento dos modelos de atenção em saúde.
- Gestão em saúde.
Linha 2 – Educação e Tecnologia em Saúde
Esta linha de pesquisa se volta às pesquisa e atividades de extensão interdisciplinares baseadas no entendimento de que a educação é considerada uma importante estratégia da promoção da saúde. A educação em saúde é parte fundamental do conhecimento teórico-prático que historicamente vem se ocupando em promover a saúde, bem como em atuar na prevenção de doenças, subsidiada pelos diversos saberes científicos e do senso comum, possibilitando aos sujeitos envolvidos uma visão crítica, responsável e autônoma frente à saúde.
Já a tecnologia em saúde se volta para o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e processos tecnológicos aplicados à saúde, da mesma maneira que é utilizada no aprimoramento diagnóstico e no manejo terapêutico das diversas patologias e disfunções clínicas. Na aproximação entre essas duas frentes – educação e tecnologia em saúde – o objetivo desta linha é o de ampliar os conceitos de promoção e de educação em saúde encontrando um elo entre esses e a tecnologia em saúde.
Especificamente, propõe-se pesquisar, desenvolver, avaliar e divulgar novas tecnologias de saúde e educação em saúde por meio da utilização do método científico, com vistas à contribuição e à ampliação do acesso pela população a estes recursos, bem como possibilitar a integração com os diferentes serviços de saúde da cidade e região.
Eixos específicos:
- Tecnologias educativas na promoção e educação em saúde.
- Tecnologias para saúde.
- Tecnologia assistiva.
- Biotecnologia.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Linha de pesquisa
Linha 1 – Sistemas distribuídos
Esta linha de pesquisa envolve estudos nas áreas de engenharia de software, banco de dados, ciência de dados, redes de computadores, segurança da informação, inteligência artificial e sistemas embarcados. Estas áreas são responsáveis por unir pessoas através de sistemas online, conectar dispositivos, desenvolver programas usando inteligência artificial, realizar mineração em banco de dados, identificar falhas nos sistemas entre outros.
Eixos específicos:
- Modelagem de sistemas para internet e banco de dados.
- Configuração de redes de computadores.
- Identificação de padrões e tendências em base de dados.
- Treinamento de redes neurais artificiais.
- Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.
- Programação e desenvolvimento de projetos microcontrolados.
Linha 2 – Informática, inclusão digital e sociedade
Objetivando ações que promovam a união entre cursos, esta linha é voltada ao estudo da usabilidade de software, acessibilidade, inclusão digital, design responsivo, design de interação, tecnologias assistivas, jogos sérios e design da experiência do usuário (User Experience Design – UX). Os sistemas computacionais devem ser fáceis de aprender e usar, os dispositivos móveis devem apresentar telas agradáveis ao usuário e devem ser configuráveis, as máquinas devem ajudar pessoas nas suas atividades. Pessoas podem aprender assuntos diversos de maneiras diversas através de jogos de computadores feitos especialmente para ensinar. A linha de pesquisa de Informática, Inclusão Digital e Sociedade tem por objetivo estudar pessoas e o ambiente que vivem para produzir softwares agradáveis e fáceis de usar.
Eixos específicos:
- Desenvolvimento de layout para computadores e dispositivos móveis.
- Estudo ergonômico e usabilidade de software.
- Ensino de informática para inclusão digital.
- Desenvolvimento de jogos para treinamento e/ou ensino.
- Desenvolvimento de sistemas responsivos.
- Desenvolvimento de sistemas para ajuda ou monitoramento de pessoas.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS HUMANAS
Linhas de pesquisa
Linha 1 – Diversidades, desigualdades e deficiências
O objetivo desta linha de pesquisa é discutir e refletir sobre a diversidade, desigualdade e deficiências junto a comunidade joinvilense e região. Além disso, visa contribuir para o campo científico e extensionista, possibilitando o diálogo nas diferentes áreas de conhecimentos articuladas, principalmente, com as questões educacionais e escolares. Tal proposta se justifica pelo crescimento e necessidade de discussões e investigações sobre esses temas na sociedade contemporânea, pois a diversidade é compreendida como construção social que advém do processo histórico, cultural, político, econômico e educacional.
As pesquisas e atividades de extensão concebidas no quadro desta linha partem do entendimento que a educação é um direito de todos de forma igualitária, equânime e justa e que os cidadãos são sujeitos de direito marcados por uma identidade subsidiada a partir de raça, etnia, credo, gênero, orientação sexual, deficiência, dentre outros aspectos.
Eixos específicos:
- Subjetividades a partir da escolarização na sociedade moderna.
- A multideterminação dos processos de aprendizagem e suas implicações no âmbito da diversidade humana em contextos formais, não formais e informais de educação.
- Atuação profissional nas questões sobre diversidades, desigualdades e deficiências.
- Discussões sobre os direitos humanos, educação ambiental, relações étnico-raciais, internacionalização e globalização.
Linha 2 – Orientação, formação e desenvolvimento profissional
O objetivo desta linha de pesquisa é discutir e promover ações extensionistas e de pesquisa científica sobre orientação, formação e desenvolvimento profissional em diferentes áreas de conhecimentos, a fim de contribuir na escolha pela profissão, sua qualificação e permanência. O escopo desta linha abrange as diferentes áreas de conhecimento acolhidas na Faculdade IELUSC, com foco no processo integral de formação profissional.
Considera-se, nesse sentido, que os sujeitos são munidos de identidades pessoais e sociais que se (re)constroem ao longo da trajetória de vida marcada, também, pelo processo de escolha profissional. Esse processo, por sua vez, é determinado por aspectos sociais, pelo contexto histórico específico e pelo ambiente sociocultural em que o sujeito vive e, a partir disso, constitui suas subjetividades e objetividades. A partir de ações extensionistas, principalmente, pretendemos contribuir na formação de profissionais da comunidade de joinvilense e região, proporcionando-os novos conhecimentos e aperfeiçoamento em suas competências e habilidades para o exercício da profissão.
Eixos Específicos:
- Orientação, formação e desenvolvimento profissional em diversos espaços de atuação laboral.
- Ações de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
- Profissionalização docente e de bacharéis das ciências humanas, sociais aplicadas, saúde e exatas e da terra.
- Saberes e conhecimentos profissionais.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Linhas de pesquisa:
Linha 1 – Comunicação, educação e direitos humanos
Esta linha de pesquisa se volta às pesquisas e atividades de extensão interdisciplinares concebidas na interface entre a comunicação, a educação, os direitos humanos e a cidadania. Complementarmente, abrange também investimentos nos temas da educação ambiental, promoção da igualdade étnico-racial e inclusão social pelos vieses da comunicação comunitária e educomunicação.
O objetivo principal é o de promover estudos e ações que tenham como foco principal os modos pelos quais os meios e ferramentas de comunicação contemporâneos – com seus suportes, plataformas e linguagens diversas – podem atender demandas de comunidades locais e regionais, sobretudo no que diz respeito aos processos de construção identitária, visibilidade e representatividade.
Eixos específicos:
- Comunicação comunitária.
- Educomunicação.
- Educação em direitos humanos e educação ambiental.
- Comunicação e divulgação científica.
- Empreendedorismo social, colaborativismo e inovação.
Linha 2 – Tecnologia, inovação e novos modelos de negócios
Esta linha de pesquisa se volta às pesquisas e atividades de extensão multi e interdisciplinares constituídas principalmente nas possibilidades de diálogo entre entre a comunicação, as tecnologias digitais e as tendências contemporâneas no campo do empreendedorismo e do consumo.
Os fenômenos comunicacionais; modalidades de produção, consumo e circulação de conteúdos; dinâmicas interacionais; relações entre pessoas, marcas e empresas; novos modelos de negócios e desafios para a governança e a sustentabilidade são analisados e considerados num contexto marcado pela inovação e desenvolvimento tecnológico, através de uma abordagem sociotécnica.
Eixos específicos:
- Linguagens e plataformas comunicacionais.
- Audiências ativas, engajamento e circulação de conteúdos.
- Comunicação e ética.
- Governança e sustentabilidade nos novos modelos de negócio.
- Empreendedorismo.
- Comunicação corporativa e empresarial.
- Práticas de consumo na contemporaneidade.
- Estudo de marcas.
- Comportamento do consumidor.