14 de março • 2025
Avisos - Cursos - Eventos - Notícias - Novidades

Vem aí a 11ª edição dos Jogos de Integração Acadêmica (JIA) da Faculdade IELUSC

 

Todos aos seus postos! Está chegando mais uma edição dos Jogos de Integração Acadêmica (JIA) da Faculdade IELUSC. A 11ª edição do JIA vai acontecer nos dias 09, 10 e 11 de abril,  no Campus Saguaçu (Rua Mafra, 84), e promete reunir acadêmicos, docentes, funcionários e egressos da instituição para se divertirem e vibrarem juntos, além de trazer diversas novidades! 

O período de inscrições se inicia no dia 26 de março e termina às 21 horas do dia 1º de abril. As confirmações devem ser feitas pelos representantes de cada curso, em uma das secretarias dos cursos superiores do Campus Centro (3º andar do Prédio da DS HUB) ou então do Campus Saguaçu (2º andar do Prédio Saguaçu III e 3º andar do prédio 500).

Dentro do cronograma oficial do JIA, o Congresso Técnico vai acontecer no dia 04 de abril, às 18 horas, em local a ser definido. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo Instagram @jia.ielusc. A programação oficial (tabela completa dos jogos) será divulgada no dia 04 de abril (nas redes sociais da competição e nos murais).

  • MODALIDADES (número máximo de equipes que cada curso pode inscrever)

Futsal Masculino  (3 equipes) e Feminino (3 equipes)
Voleibol Masculino (3 equipes) e Feminino (3 equipes)
Handebol Masculino (1 equipe) e Feminino (1 equipe)
Queimada Mista (1 equipe)
Basquete 3×3 Masculino e Feminino (sem restrições)
Tênis de Mesa Masculino (2 atletas) e Feminino (2 atletas)
Xadrez Misto (sem restrições)
Dominó Misto (duas duplas)
Truco Misto (duas duplas)
eGames – torneio de FC25 (1 atleta masculino e 1 atleta feminino por curso)
Melhor Mascote (1 mascote)
Grito de Guerra (1 grito de guerra)
Kahoot (10 inscritos por curso)

Na modalidade artística, cada equipe deve ter no mínimo duas pessoas por apresentação (não há restrição quanto ao número máximo).

  • VALOR DA INSCRIÇÃO

O valor da inscrição será R$ 25,00 para a participação em duas modalidades, coletivas ou individuais. A partir da 3ª escolha, acrescenta-se mais R$ 10,00 no valor por modalidade. Ao todo, cada acadêmico poderá participar em até duas modalidades coletivas e duas modalidades individuais. Para a participação na modalidade artística será cobrado de cada acadêmico inscrito um valor de R$ 10,00. Os cursos com turmas formadas até o 3ºano (5ª fase inclusive), poderão participar em até três modalidades coletivas e duas individuais.

  • OBRIGAÇÃO DOS COMPETIDORES 

Cada atleta deverá apresentar, em cada jogo, um documento oficial e original com foto. O capitão, ou algum representante de cada equipe, é responsável pela entrega e recebimento de todos os documentos de sua equipe ao mesário até 15 minutos antes do horário marcado para o jogo.  O atleta que for expulso de uma partida estará automaticamente suspenso da partida seguinte daquela modalidade na corrente competição.

Toda e qualquer agressão física por parte de um atleta ou membro da Comissão Técnica em disputa de modalidade acarretará na eliminação do atleta da corrente competição, podendo a pena ser agravada, a critério da Comissão Organizadora, para as próximas edições do JIA, além de ficarem sujeitos ao Regimento Geral da Faculdade.

Todas as equipes devem estar uniformizadas (camisas ou coletes idênticos e numerados), exceto as modalidades individuais.

  • PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS 

Cada competidor poderá participar dos jogos representando somente o curso em que estiver matriculado. Excepcionalmente, para o ano de 2025, os cursos de Administração, Fonoaudiologia, Jornalismo e Nutrição poderão formar equipes com atletas matriculados em outro curso, entretanto, os atletas oriundos de outros cursos não poderão exceder em 20% do total de atletas em quadra.  Os professores, funcionários e egressos poderão constituir equipes sem qualquer restrição associada ao número de participantes.

  • MODALIDADE ARTÍSTICA 

Nesta edição de 2025, a apresentação artística de dança, musical ou encenação terá o tema livre. As apresentações serão no Auditório do Campus Saguaçu e cada curso poderá inscrever apenas uma apresentação. Não há restrições quanto ao número de participantes por apresentação, contudo, deverá ter pelo menos dois participantes. Cada apresentação deverá ter, no máximo, 5 minutos de duração. 

A Ficha de Inscrição deverá ser preenchida pelos grupos e não serão aceitas fichas incompletas. A Comissão Julgadora da Modalidade Artística será composta por cinco jurados, sendo que dois deles com experiência profissional na área cultural e outros três jurados serão leigos. As apresentações serão avaliadas pelos seguintes critérios: qualidade artística e técnica dos intérpretes (3 pontos); estrutura coreográfica e criatividade (4 pontos) e consciência no desenvolvimento do tema proposto (3 pontos).

  • GINCANA SOLIDÁRIA 

A Gincana Solidária tem o objetivo de promover o espírito de solidariedade, oportunizando aos participantes juntar pontos por meio de tarefas. Nesta competição, cada tarefa terá a seguinte pontuação:

10 pontos para cada item: arrecadação de ração (um quilo ou equivalente) e produtos de higiene e limpeza (uma unidade).
15 pontos para cada item: alimentos não perecíveis (um quilo).
20 pontos para cada item: arrecadação de leite longa vida (um litro), óleo de soja (900 ml), biscoito (400 g), achocolatado (equivalente a ½ kg) e pó de café (500 g).
30 pontos para cada doação de sangue: somente serão aceitos comprovantes de doações feitas entre os dias 11/03 e 10/04.

Os mantimentos e os comprovantes de doação de sangue deverão ser entregues, no período de 09 a 11/04, no seguinte local e horário:

  • Campus Saguaçu, no Hall de Entrada, das 18h30 às 19h30min.

O resultado será definido por meio da média entre o total de pontos contabilizados e o número de matriculados no curso.

  • COMISSÃO ORGANIZADORA 

A Comissão Organizadora (CO) é formada por representantes indicados por cada curso e os professores indicados pela instituição, além da Direção da Faculdade IELUSC. Os integrantes da CO vão preparar os locais dos jogos e competições, garantir a segurança das partidas, analisar e votar os recursos interpostos.

Em casos de discordância das decisões da CO, as equipes poderão recorrer a uma instância superior, denominada Comissão Superior (CS), que será formada por representantes dos cursos, professores, e um representante da direção da IES.  As agressões verbais, como palavras de baixo calão, ofensas de cunho racial, homofóbico e xenofóbico, também serão objeto de análise da Comissão Organizadora e serão analisadas considerando o contexto em que a situação ocorreu, além da intensidade e forma.

  • PONTUAÇÃO DA MELHOR TORCIDA 

Animação – 30 pontos;
Criatividade – 60 pontos,
Desfile de abertura – 30 pontos;
Indicativo de sustentabilidade no contexto da geração de resíduos – 60 pontos;
Mascote – 30 pontos;
Presença do curso durante os três (3) dias do evento – 60 pontos;
Respeito aos membros da C.O – 30 pontos;
Uniforme – 30 pontos.

A Comissão Julgadora neste quesito da Melhor Torcida é formada por cinco membros, sendo constituída por professores e funcionários. O resultado será definido por meio da média entre o total de pontos contabilizados e o número de matriculados no curso. A melhor torcida será agraciada com uma rodada de pizza.

NOVAS MODALIDADES

Vale destacar que entre as novidades deste ano estão as modalidades de Melhor Mascote, Grito de Guerra e Kahoot.

  • MELHOR MASCOTE

A modalidade “Melhor Mascote” será realizada no Instagram oficial do JIA IELUSC: @jiaielusc. A equipe de comunicação do IELUSC fará uma foto individual de cada mascote inscrito e publicará como imagem, no feed da rede social, até as 21h da primeira noite da competição. Cada curso poderá inscrever um mascote para representar sua equipe. A inscrição será realizada mediante o preenchimento de uma ficha com o nome completo do mascote e do estudante que o interpretará, incluindo um texto explicativo sobre o papel de representação do mascote.

Será contabilizado o engajamento (curtidas e compartilhamentos) até as 14h do terceiro dia do evento, com a seguinte pontuação:

  • Cada curtida conta como 1 ponto; 
  • Cada compartilhamento conta como 3 pontos. 

O resultado será divulgado no Instagram no terceiro dia do evento. Em caso de empate no total de pontos, o mascote com o maior número de curtidas será declarado vencedor. 

  • Pontuação “Melhor Mascote”: 

1° colocado = 100 pontos
2° colocado = 80 pontos
3° colocado = 70 pontos
4° colocado = 60 pontos
5° colocado = 50 pontos

  • GRITO DE GUERRA

Cada curso poderá inscrever um grito de guerra representativo, que deve ser único e original. O grito de guerra deve expressar o espírito e os valores do curso, incentivando a união e o entusiasmo dos participantes. A duração não deve ultrapassar 30 segundos e deverá ter ao menos 5 acadêmicos. O grito de guerra deverá ser gravado durante o primeiro dia de competição pela equipe e postado no Instagram do curso, no feed, em colab com o @jiaielusc

Os gritos de guerra serão avaliados por um júri, composto por membros convidados, que avaliarão os seguintes critérios: originalidade, criatividade e identificação com o curso. A avaliação se dará durante a segunda noite do evento e o resultado será divulgado no último dia do evento, concomitantemente no ginásio de esportes e no perfil do Instagram @jiaielusc

  • Pontuação “Grito de Guerra”

1° colocado = 100 pontos
2° colocado = 80 pontos
3° colocado = 70 pontos
4° colocado = 60 pontos
5° colocado = 50 pontos

  • TORNEIO DE FC25

Nesta edição teremos uma modalidade eGames, com o Torneio de FC25 (antigo FIFA). A participação será individual, sendo 2 participantes por curso (1 masculino e 1 feminino). O torneio será realizado em formato de eliminatórias simples, com duração de dez minutos cada partida.

Antes de iniciar o jogo, os jogadores deverão jogar os dados, para saberem quem será o primeiro jogador a escolher o time a jogar. Após a escolha, rodará o tempo de 60 segundos para que os jogadores façam ajustes no time ou na configuração do controle.

Os jogadores deverão seguir as regras oficiais da FIFA, sendo explicitamente proibido o uso de qualquer tipo de programa ou dispositivo que conceda vantagem injusta.

Havendo empate no tempo regulamentar a disputa será definida por pênaltis.

  • KAHOOT

Este ano, teremos pela primeira vez um torneio de Kahoot, realizado em 10 rodadas. Poderão participar todos os acadêmicos regularmente matriculados na instituição, colaboradores e egressos. 

Cada curso contará com 10 acadêmicos, sendo que durante o jogo a participação será realizada de forma individual. Egressos ou colaboradores poderão participar com uma equipe cada. Cada rodada terá entre 10 e 15 perguntas com os seguintes temas: Música e artistas; Ciência e inovações tecnológicas; Geografia; Literatura; Arte e arquitetura; Curiosidades e fatos inusitados; Economia e negócios; Personagens históricos; Jogos de tabuleiro e cartas; e Moda e tendências.

A classificação será definida pela pontuação total obtida em todas as rodadas, sendo considerado vencedor o curso/equipe que tiver a maior somatória de pontos.

PREMIAÇÃO PARA OS VENCEDORES 

Haverá medalhas para o 1º, 2º e 3º colocados nas modalidades esportivas e na artística. As medalhas serão entregues após a realização das partidas finais. Será declarado vencedor do JIA, o curso que totalizar o maior número de pontos na competição. No caso de empate na contagem geral, será declarado vencedor o curso que possuir o maior número de primeiros lugares. A equipe campeã do JIA receberá um troféu de posse transitória, que ficará exposto na Faculdade IELUSC.

  • Para a classificação geral do JIA será somada a seguinte pontuação da gincana solidária
    1º lugar – 160 pontos                     6º lugar – 90 pontos
    2º lugar – 140 pontos                     7º lugar – 80 pontos
    3º lugar – 120 pontos                     8º lugar – 70 pontos
    4º lugar – 110 pontos                       9º lugar – 60 pontos
    5º lugar – 100 pontos                      10º lugar – 50 pontos

 

  • Para a classificação geral do JIA, será somada a seguinte pontuação da torcida:
    1º lugar – 150 pontos                       6º lugar – 100 pontos
    2º lugar – 140 pontos                       7º lugar – 90 pontos
    3º lugar – 130 pontos                       8º lugar – 80 pontos
    4º lugar – 120 pontos                       9º lugar – 70 pontos
    5º lugar – 110 pontos                        10º lugar – 60 pontos

 

FICHAS PARA MODALIDADES

Futsal, clique aqui
Voleibol, clique aqui
Handebol, clique aqui
Queimada Mista, clique aqui
Basquete 3×3,  clique aqui
Tênis de Mesa, clique aqui
Xadrez Misto, clique aqui
Dominó Misto, clique aqui
Truco Misto, clique aqui
eGames – torneio de FC25, clique aqui
Melhor Mascote, clique aqui
Grito de Guerra, clique aqui
Kahoot, clique aqui
Apresentação Artística, clique aqui

FICHAS PARA COMISSÃO ORGANIZADORA

RECIBOS, clique aqui
MAPA GERAL, clique aqui
REGULAMENTO, clique aqui