

Tudo pronto para o início das aulas da Faculdade Ielusc nesta segunda-feira (27/02)
A segunda-feira (27) vai ser marcada pelo início das aulas na Faculdade Ielusc. Como acontece todos os anos, é grande a expectativa dos calouros e veteranos nos 11 cursos distribuídos nos dois campi: unidade Centro (rua Princesa Isabel, 438) e unidade Saguaçu (rua Mafra, 84).
O diretor da Faculdade Ielusc, Paulo Renato Manetzeder Aires, explica que a expectativa é muito positiva, repetindo-se ano após ano, como resultado do trabalho promovido pela instituição. “Nós [da Faculdade Ielusc] somos escolhidos pelos jovens em distintos cursos. Somos a instituição onde eles vão conviver pelos próximos quatro ou cinco anos de sua vida acadêmica. Só quem viveu ou vive o campus, é capaz de explicar este ambiente que é fantástico”, destaca o diretor.
A jovem Emily Santin, de 17 anos, é uma das novas calouras do curso de Educação Física. Ela recebeu um convite para estudar e jogar futebol de salão e futebol de campo em Joinville. Não pensou duas vezes e deixou seus pais agricultores e dois irmãos em Guaraciaba, no Oeste catarinense, e partiu para Joinville.
“Sempre coloquei o estudo como prioridade na minha vida. Escolhi algo que eu adoro e gosto muito de atuar, que é o esporte. Vim para Joinville e estou muito feliz em cursar Educação Física na Faculdade Ielusc. Estou com ótimas expectativas neste novo ciclo da minha vida”, destaca a estudante atleta, que começou a jogar aos 12 anos de idade. Ela comenta que, mesmo sendo a caçula da família, seus pais sempre a apoiaram.
Durante os 27 anos de suas atividades, a Faculdade Ielusc formou mais de 2.000 estudantes. Tudo começou com o curso de Enfermagem, no ano de 1996. Depois surgiram os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda e, ao longo dos anos, novos cursos foram criados para atender a demanda de opções para a região Norte catarinense. A instituição conta com professores capacitados e com experiência em suas áreas de atuação, transmitindo conhecimento aos acadêmicos.
Dois terços da vida do jovem Guilherme Beck Scolari, de 18 anos de idade, foi dentro do grupo Bom Jesus Ielusc. Ele cursou o Ensino Fundamental na unidade Saguaçu do Colégio Bonja e o Ensino Médio na unidade centro. Agora, ele retorna para o Saguaçu para cursar Direito na Faculdade Ielusc, ou seja, retornará próximo ao local onde iniciou seus estudos com seis anos de idade, quando recém chegou de mudança de Itaiópolis, no Planalto Norte catarinense, com seus pais.
Às vésperas de iniciar o ano letivo na faculdade, Guilherme comenta que está bastante ansioso para o começo das aulas. “Me identifiquei com as ideias e a visão do mundo na perspectiva do Direito. Por isso, escolhi este curso aqui no Ielusc, que é referência. Tracei um planejamento para minha carreira e está tudo dando certo. Nos próximos dias, vou começar num emprego lecionando inglês numa escola de idiomas”, relata o calouro. Ele brinca dizendo que passou 12 anos estudando no período da manhã e, agora, estará frequentando as aulas à noite.
Com uma avaliação positiva junto ao Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Ielusc possui um projeto pedagógico atualizado que acompanha as demandas da sociedade e do mundo do trabalho. Oferece a seus estudantes uma infraestrutura completa e adequada aos propósitos pedagógicos, nos dois campi.
Um dos diferenciais da Faculdade Ielusc é que muitos acadêmicos conquistam o 1º emprego na área antes da metade do curso ou são promovidos em suas empresas. Outro destaque é que o número de estudantes e egressos aprovados em concursos públicos realizados na região também é expressivo e boa parcela segue a carreira acadêmica ingressando em programas de mestrado, motivados pelas oportunidades de iniciação científica oferecidas na Faculdade, ou se tornam donos do próprio negócio ao desenvolverem aqui seu espírito empreendedor.
“Realizamos um trabalho de muita seriedade, porque entendemos que temos um compromisso com os jovens para que sejamos capazes de entregar à sociedade bons profissionais, não apenas à formação, mas com relação aos valores que eles incorporam, relata o diretor da Faculdade Ielusc, Paulo Renato Manetzeder Aires.
Uma reportagem de TV mostrando um senhor de 80 anos que estava começando a cursar Direito numa cidade brasileira motivou o vigilante Altevir Vaiz, com 60 anos, a começar um novo ciclo em sua vida. Ele é o mais novo calouro do curso de Psicologia da Faculdade Ielusc. “Dos meus quatro irmãos, ninguém possui Ensino Superior. Eu serei o primeiro a ter um diploma, com muito orgulho. Acredito que nunca é tarde para começar a estudar. Por meio do curso de Psicologia, pretendo me conhecer melhor e ajudar as pessoas através dos conhecimentos que vou adquirir na faculdade. Sei que minha rotina vai mudar à noite por causa do curso, mas tenho total apoio da minha esposa e de meus três filhos”, relata ele.
Trabalhando há 15 anos no grupo Bom Jesus Ielusc, sendo 13 deles na mesma portaria da Rua Mafra, número 84, Altevir deixou a escola a 20 anos atrás, quando concluiu o Ensino Médio. Proveniente da cidade de São João do Sudoeste, no Paraná, Altevir chegou em Joinville há exatos 40 anos, em busca de emprego e melhores condições de vida. “Esta é mais uma oportunidade que a vida me dá. E eu não deixei passar e agarrei esta chance”, expõe Altevir. Todos os dias, ele ainda encontra tempo para praticar exercícios na academia após a jornada de trabalho.
“No campus, existe uma magia. Somos a única instituição de Ensino Superior de Joinville com aulas 100% presenciais, o que nos orgulha muito. Quando você estuda numa faculdade, tem professor em sala de aula, você tem momentos nos corredores, no restaurante, na cantina, na biblioteca, nas quadras polivalentes. Enfim, você acaba crescendo igualmente neste espaço de encontro, de networking onde você conhece outras pessoas. Isso é muito rico e a gente percebeu a força disso depois do período da pandemia”, expõe o diretor da Faculdade Ielusc, Paulo Renato Manetzeder Aires
Quando os acadêmicos chegarem aos campi da Faculdade Ielusc, vão encontrar muitas novidades. Na Unidade Centro, foi construída uma nova biblioteca, com a finalidade de dar mais conforto aos estudantes e professores. O anfiteatro e a cantina foram reformados e a Enfermaria ganhou nova sala. As melhorias também aconteceram na Unidade Saguaçu, como uma nova área para acolhimento dos acadêmicos, que está sendo chamada de Rooftop, localizada no quarto andar do Prédio 500.