

Trocas de conhecimento e experiências marcaram a Semana de Jornalismo do IELUSC
Com o tema: “Jornalismo Muda o Mundo”, aconteceu na primeira semana de maio a tradicional Semana de Jornalismo da Faculdade IELUSC.
Organizado pelos acadêmicos da 5ª fase, o evento contou com várias oficinas e o destaque ficou por conta das palestras dos jornalistas Upiara Boschi e Yan Pedro, destacando suas atuações no segmento da política e do esporte, respectivamente.
O primeiro dia contou com várias oficinas: “O futuro da imagem no jornalismo”, “Ferramentas do jornalismo do futuro”, “O futuro do jornalismo em áudio”, “Jornalismo e influenciadores” e “O futuro do mercado de trabalho no jornalismo”. As atividades foram divididas em salas, onde os participantes puderam ter contato com as dinâmicas.
A programação prosseguiu no dia seguinte, com abertura das atividades tendo a apresentação do cantor Rafael Zimath, da Banda Somaa. O jornalista político Upiara Boschi subiu ao palco e compartilhou suas experiências no mundo do jornalismo, tendo atuado em grandes redações de jornais do Estado.
Boschi acredita que a tecnologia trouxe facilidades para o cotidiano do profissional de comunicação e que a especialização do jornalista é extremamente importante. “A gente se torna especial dentro de um assunto que a gente domina, tem paixão e faz por excelência”, relata. Ele também considera que ainda irão surgir novos modelos de se fazer jornalismo, seja na política ou em outras áreas.
Outro destaque foi a palestra do jornalista esportivo Yan Pedro, diretor da Content Criativo, que compartilhou o caminho que trilhou até chegar no projeto e, logo, chegar nas Olimpíadas Paris 2024. “É muito legal poder conversar com os estudantes sobre como o jornalismo vem mudando e como vai seguir mudando”, expõe o egresso da Faculdade IELUSC.
Yan citou que hoje é o momento da produção, da entrega em tempo real e repercussão do conteúdo entre os públicos. Ele explicou sobre as ferramentas que utiliza no seu dia a dia e deu várias dicas para os acadêmicos.
Na opinião do acadêmico Patryck Cachoeira, os dois palestrantes trouxeram pontos sobre o futuro e eles trabalham com estilos que não são mais tradicionais. “Só tenho a elogiar a 5ª fase por ter trazido os temas”, pontua.
A coordenadora do Curso de Jornalismo da instituição, Marília Crispi de Moraes, destacou a importância do jornalismo na sociedade. “Que possamos pensar em estratégias que formem cidadãos capazes de fazer a leitura crítica da mídia e diferenciar a informação correta, das fake news. O jornalismo que investiga, checa, apura, denúncia e traduz a realidade para uma linguagem acessível, continua absolutamente necessário para mudar o mundo”, resume Marília. Ela ainda complementou dizendo que o jornalismo precisa abordar as mudanças climáticas e suas consequências de modo sistêmico, e não apenas pontualmente ou nos momentos de grandes tragédias.
Este evento foi promovido pelas disciplinas de Assessoria de Comunicação, ministrada pela docente Maiara Maduro; e de Empreendedorismo, com a professora Marina Andrade.