

Sucesso de público e interação durante a 1ª edição do TEDxFaculdadeIELUSC em Joinville
Futuros melhores, mais conectados, mais humanos e que merecem ser compartilhados. Este foi o foco da 1ª edição do TEDxFaculdadeIELUSC, realizado no dia 15 de abril, no auditório da Faculdade IELUSC, unidade Saguaçu, em Joinville.
Abrindo oficialmente o evento, em sua fala, o diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Renato Manetzeder Aires, propôs um desafio ao público. “Ao invés de pensar nos próximos 5, 10, 15 anos, como fazemos para antecipar o futuro, podemos fazer ao contrário! Pense em 5, 10, 15 para trás. A diferença que irá perceber, será a grandeza que está por vir!”, expõe o diretor.
Quem abriu a programação de palestras foi a especialista em Educação, Ana Laura Avila Queiroz, que ressaltou a angústia de muitas pessoas diante da tecnologia, sendo preciso deixar um pouco o celular de lado para viver os momentos do dia a dia. “A tecnologia está aí para nos servir e não para nós servirmos a ela.”
O publicitário e professor, Henrique Budal Arins, compartilhou suas experiências vivenciando a cultura da banana no ano de 2019 na cidade de Corupá. “Nós, da comunicação, precisamos ouvir e observar essas pessoas e suas pluralidades.O diretor Executivo Regional da NSC Comunicação, Luciano Moura, explanou sobre o comportamento do consumidor atual e citou as tendências para, assim, criar oportunidades. “As pessoas querem fazer conexões. Pós-pandemia, todos queriam abraços e conexões humanas. Assim, tivemos muitas mudanças no comportamento das pessoas.”
A professora e nutricionista, Marilyn Gonçalves Ferreira, garantiu que a felicidade está conectada com o funcionamento intestinal. “Descasque mais e desembale menos. Fica a dica para uma vida melhor.”
A doutora em Educação, Nágila Cristina Hinckel, informou que não basta saber onde chegar, é preciso buscar qual é o caminho necessário para chegar neste lugar. “Existe uma distância muito grande entre o que a gente diz e aquilo que a gente faz. Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”
A Mestra e Doutora em Gestão do Design, Mônica Stein, afirma que o fácil acesso aos conhecimentos pode se tornar super seres, se quiser.
Albano Francisco Schmidt, advogado e empreendedor, fez um comparativo do nosso dia a dia com os jogos, como por exemplo tendo regras, vencedores e ganhadores. “O celular é uma concorrência desleal para os professores. Você precisa ser melhor para reter a atenção dos alunos.”
O especialista em Marketing Digital, Vinícios Alves Neves, explanou sobre os sete pecados capitais na organização de um evento. “Temos como exemplo a exitosa organização com o EPPA (Encontro de Publicidade de Propaganda Acadêmico) que é promovido há quase 20 anos pelo Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade IELUSC. Todos os anos, a organização se supera nos detalhes e surpreende nas atividades.”
A psicóloga e doutora em Educação, Mariana Datria Schulze, falou sobre a educação infantil. “Estética existe nas artes, na filosofia, no senso comum, nas religiões, na ciência. Estética não é a aparência das coisas, mas é a constituição do sensível que se faz entre nós.”
Márcio André Bosse, psicólogo e pesquisador do comportamento infantil, destacou a arte de criar filhos altamente sensíveis. Ele citou vários exemplos interessantes do dia a dia da relação entre pais e filhos.
Para a psicóloga e orientadora de carreira, Juliana Kunz Silveira, é importante pensar no que faz sentido para você, a fim de construir um mapa de protagonismo. “É de constâncias que a gente navega a vida. A gente antecipa as necessidades do futuro. Falar do futuro é assustador, com mudanças e incertezas, gerando muitas vezes insegurança.”
O professor universitário Modesto Hurtado Ferrer informou que é preciso achar uma causa, um desafio, para a vida. “Propósito é o que nos movimenta todos os dias. O relacionamento professor e aluno precisam estar conectados com o mundo real. Sou defensor da educação humanizada. É preciso cuidar de nossos alunos como nós cuidamos de nossos filhos.”
Milena Boniolo, professora e pesquisadora comentou sobre as siglas, destacou a importância das siglas: PHTC, que significa: Problema, Hipótese, Teste e Conclusão (Discussão).
A doutora em Ciência Ambientais, Virginia Grace Barros, traçou um panorama das mudanças climáticas que estão interligadas às nossas vidas. “Somos responsáveis pelo que está acontecendo no planeta. Vivemos em ecossistemas ameaçados.”
A atleta Samanta Tavares ressaltou que diante das situações de ansiedade e medo, a gente trava e segura a respiração. “Quando a gente respira de maneira controlada, a gente consegue ficar mais focado e mais concentrado.”
Alexandro Pereira Velho, administrador e ex-paratleta de basquete, subiu ao palco para falar sobre superação e habilidade para se adaptar ao seu dia a dia. “Saí da faculdade, andando. Quando voltei para a sala de aula, não tinha uma das pernas. Tive que me superar todos os dias.”
O potencializador de empreendedores, Marcelo Kobe, incentivou o público a planejar melhor o seu dia, deixando a correria de lado. Também aconselhou a separarmos uma hora do nosso dia para observar ao redor. “Pare de falar em correria. A palavra correria passa a impressão de que você não tem credibilidade no mercado. Estatísticas apontam que seis em cada dez empreendedores sofrem de ansiedade.”
O recreador e produtor de conteúdo, Cleber Mena Leão Junior, citou o desejo das pessoas, independentemente da idade, de se divertirem de forma prática e palpável.
Durante todo o dia, 18 palestrantes compartilharam seus conhecimentos e experiências, trazendo muita inspiração para o público presente e também para quem acompanhou a transmissão on-line. Renomados palestrantes falaram sobre empreendedorismo, carreira, educação, comportamento, gestão, recreação, marketing digital, áreas ambientais, etc.
Uma das responsáveis pela organização do TEDxFaculdadeIELUSC e coordenadora do curso de Administração da faculdade, Cintia Bender, contou que a intenção era impactar positivamente na vida de cada um dos participantes. “Muito grata a todos que contribuíram para o sucesso deste evento. Agradeço a quem se envolveu nesta missão”, destacou a coordenadora.
O professor e especialista em Empreendedorismo, Bruno Barauna, outro organizador do evento, salientou que “esta é apenas uma chama que a gente acende para que vocês saiam daqui e possam fazer o amanhã melhor”.
CRÉDITO DAS FOTOS: Rodrigo Arsego