23 de maio • 2024
Enfermagem - Eventos - Notícias

Semana de Enfermagem em Joinville focou no impacto das novas tecnologias na formação de futuros enfermeiros 

 

O futuro da enfermagem no Brasil, o impacto das novas tecnologias na área da saúde, a transformação digital, a redução da jornada de trabalho e a unificação do piso salarial nacional. Estes foram alguns dos temas da 27ª Semana de Enfermagem da Faculdade IELUSC, em conjunto com  a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) de Santa Catarina, que terminou nesta quarta-feira (22), em Joinville.

Com a presença de lideranças e profissionais da área, o evento iniciou na segunda-feira (20) e discutiu a atuação e as reivindicações do setor.

Estiveram presentes na abertura o diretor-geral do Grupo BOM JESUS IELUSC, Silvio Iung; o diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Aires; a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt; a secretária de Saúde de Barra Velha, Lilian R. Ramos; e lideranças do ABEn Nacional e do Coren-SC que compartilharam seus conhecimentos através de palestras e das oficinas/minicursos. 

A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade IELUSC, Solange Abrocesi, destaca que a atuação da enfermagem é focada no cuidado à saúde das pessoas, famílias e população.“Estamos na linha de frente em postos de saúde, hospitais e instituições. São verdadeiros heróis que se dedicam especialmente a cuidar das pessoas. Há muitos desafios a serem enfrentados, principalmente quanto ao reconhecimento dos profissionais”, explica a coordenadora. Ela ressalta que o evento é um momento importante para refletir sobre o momento vivenciado pelo segmento.

A programação da Semana da Enfermagem iniciou com uma Mesa Redonda que debateu a formação do enfermeiro contemporâneo atrelado às demandas do dia a dia do mercado de trabalho. A discussão envolveu a diretora de Ensino da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) de SC, Dra. Helen Bunn Schmitt; a gerente de Enfermagem da Secretaria da Saúde de Joinville, Mestra Vanessa Cardoso Pacheco; e a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Treinamento da Maternidade Darcy Vargas, Mestra Carla Gisele Vaichulonis.

“O grande desafio é integrar os serviços de formação e de assistência. Para isso, é preciso conhecer, estar lá presencialmente em ambas as instituições. Nesse sentido, algo que a gente tem perdido nos dias de hoje é a empatia, fundamental para profissionais mas também para gestores de Enfermagem para que possamos fazer esta aproximação”, expõe a diretora de Ensino da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) de SC, Dra. Helen Bunn Schmitt.

Seguindo a programação, a integrante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), Dra. Denise Thum, representando a presidente do Coren-SC, Dra. Maristela Azevedo, expôs os impactos das novas tecnologias no futuro dos profissionais. “Precisamos discutir tópicos pertinentes ao nosso dia a dia, como a sobrecarga de trabalho, o uso de tecnologia (metaverso, robótica e Inteligência Artificial), as práticas avançadas em enfermagem e a autovalorização”, expõe Denise.

Já no período da noite, a programação contou com a realização de minicursos sobre Enfermagem Forense: desvendando novos mistérios; Manejo de Situações de Emergência; Cuidados paliativos e ética em UTI; Práticas integrativas e seu impacto na saúde; Atuação da enfermagem no parto domiciliar; Cuidados com os pacientes vítimas de queimadura; Orientação sobre sondas e de intubação; e Atendimento do paciente com dengue e suas complicações.

O segundo dia (terça-feira) começou com uma Mesa Redonda abordando “Os Rumos da Formação” (privado, público e inovação), com a participação das enfermeiras: Nádia Cristina Brach (Hospital Dona Helena), Tatiane Santos (Hospital Bethesda), Juliane Simas Dressel (Tia Juli Vacinas).

Outro destaque aconteceu no período noturno quando da realização do debate sobre “Formação: Experiências da Mobilidade Acadêmica e Residentes em Enfermagem”, visando a potencialização na formação complementar dos acadêmicos de cursos de Enfermagem.

E, para fechar a Semana da Enfermagem, no período matutino foram promovidos quatro minicursos: Ultrassom natural – “Pintura de Barriga”; O Uso das Terapias Integrativas em lesões de pele; Protocolo de Morte Encefálica; e Gerenciamento de Conflitos.

E, fechando a programação, na quarta-feira (22), uma palestra da secretária da Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, abordou o tema “Romper as bolhas que distanciam os espaços da formação e dos serviços de saúde para promover a efetiva integração ensino-serviço”. Na ocasião, a secretária enfatizou o papel político e mediador de um gestor em saúde, a importância da enfermeira para a equipe de saúde e comentou os rumos da área da saúde na cidade mais populosa de SC. A mediação foi feita pela docente da Faculdade IELUSC, Ana Paula dos Reis.

Ao final do evento, a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade IELUSC, Solange Abrocesi, agradeceu imensamente o apoio e compartilhamento de informações pelos palestrantes e participantes do evento.

 

   

  

   

   

Fotos: Coren-SC