14 de maio • 2019

Semana de Enfermagem debate a prática com equidade

O primeiro dia da 22ª Semana de Enfermagem da Faculdade Ielusc reuniu acadêmicos, docentes e profissionais da área para refletir a prática com equidade, tema central do evento. A abertura contou com a apresentação do grupo de dança do Colégio Estadual Doutor Tufi Dippe, com a coreografia “Nordeste Independente”.

A manhã também foi marcada por homenagens. Os acadêmicos da disciplina “História da Enfermagem” homenagearam os profissionais que fizeram história na cidade de Joinville. “É importante conhecer os caminhos percorridos na enfermagem do nosso município. Pela maneira incansável de preservar democraticamente o caráter humano da saúde queremos agradecer estes profissionais que fizeram muito pela profissão na nossa cidade”, reverenciou a coordenadora do Curso de Enfermagem, Beatriz Schumacher.

Os profissionais homenageados foram: Rosângela Maria Zimmermann Schawarz, Terezinha de Fátima Nunes, Eleonor Lepper, Luisa Helena Jordan, Douglas Calheiros Machado, Claudionei Gonçalves, Michele Scholz Mauricio, Charles Carvalho de Souza, Helena Silva Lopes Pereira dos Santos, Beatriz Papes, Claudionei Gonçalves, Helena Luiza Cereser, Sonia Maria Rampinelli, Renate Beims, Zulma Pereira, Antonia  Maria Grigol, Andrea Villasbôas, Gisela Brigitte Burger, Iara Maria Gonçalves Dias e Astrogildo do Amaral

 

Os presentes também acompanharam a palestra “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”, ministrada pela Enfermeira Michele de Andrade. “Equidade é o respeito à igualdade de direitos. No nosso país todo cidadão tem direito ao atendimento na saúde pública, mas muitas vezes ele não consegue chegar até uma unidade de atendimento. E isto mudamos a partir do momento que conhecemos nossos direitos e o funcionamento do serviço”, explica Michele.

O evento contou ainda com a apresentação do Grupo de Dança do curso de Enfermagem e com exposição de trabalhos acadêmicos.

Na quinta-feira (16), ocorreu a 3ª Mostra de Curtas da Enfermagem. A 3ª fase foi a campeã.