29 de janeiro • 2026
Conquistas - Cursos - Notícias - Novidades

Revista Redes avança cinco níveis em ranking nacional e conquista classificação A2 no Qualis da Capes

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência vinculada ao Ministério da Educação, divulgou no início de janeiro de 2026 o novo Qualis, sistema responsável por avaliar e classificar a qualidade dos periódicos científicos brasileiros. Na avaliação quadrienal referente ao período de 2021 a 2024, a Redes – Revista Interdisciplinar da Faculdade IELUSC avançou do estrato B3 para A2, subindo cinco posições na classificação.

O Qualis avalia os periódicos científicos brasileiros e os distribui nos estratos A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4 e C, a partir de critérios que consideram aspectos como qualidade editorial, impacto e relevância acadêmica.

Sobre a Revista Redes

A Redes – Revista Interdisciplinar da Faculdade IELUSC é um dos importantes desdobramentos da política institucional de pesquisa e extensão da Faculdade IELUSC. A revista possui publicação anual, em formato impresso e online, desde 2018. Até 2025, foram publicadas oito edições, com foco na interdisciplinaridade e na divulgação da produção científica. “Um periódico é, ao mesmo tempo, um espaço de difusão da pesquisa produzida na própria instituição e de diálogo com a comunidade científica externa, ampliando a visibilidade institucional e contribuindo para a consolidação da pesquisa, do ensino e da extensão como dimensões indissociáveis da formação acadêmica”, declara a editora responsável pela revista, a professora Dra. Maiara Carvalho Batista Maduro.

Conquista institucional

A conquista do estrato A2 reconhece um trabalho construído de forma coletiva e contínua, que atravessa diferentes gestões e envolve autores, pareceristas, conselho editorial, equipe técnica e o fortalecimento das políticas institucionais de pesquisa e extensão. “Essa nova classificação representa um salto significativo na qualidade da revista Redes e a consolida como um dos periódicos científicos de destaque no país”, explica Maiara. “Para os autores, a nova classificação amplia a relevância e a visibilidade dos trabalhos publicados, conferindo maior peso acadêmico às produções e fortalecendo seus currículos.”

O resultado reafirma o compromisso da Faculdade IELUSC com a qualidade científica e com a consolidação de um espaço qualificado para a produção e circulação do conhecimento.