03 de julho • 2025
Cursos - Eventos - Notícias - Novidades - Nutrição

Receita Guaraní vence 5ª edição do Concurso Gastronômico Raízes Joinvilenses

 

Na noite da última terça-feira (1º), a 7ª fase do curso de Nutrição do IELUSC protagonizou mais uma edição do tradicional Concurso Gastronômico Raízes Joinvilenses. Realizado na disciplina de Gastronomia Aplicada à Nutrição, sob orientação da professora Ma. Izabel Bousfield, o evento celebrou a diversidade cultural por meio da culinária de diferentes povos que fazem parte da história de Joinville.

Neste ano, cinco equipes foram desafiadas a representar, com criatividade e sabor, as gastronomias africana, guaraní, germânica, suíça e portuguesa. A professora Izabel explica que ao longo de todo o semestre os estudantes mergulham não apenas nas receitas, mas também nas raízes culturais de cada povo. “Na disciplina, trabalhamos a gastronomia através da ótica da Nutrição, mas também toda a bagagem cultural que cada culinária carrega. A questão identitária é central para o desenvolvimento dos pratos.”

A equipe vencedora foi a que representou a culinária Guaraní. Os acadêmicos Fabíola, Giovana, Juliano, Keith, Maria Eduarda, Maria Luíza e Mickaelly conquistaram o júri com um tatar de banana sobre biju como prato principal e, na sobremesa, pamonha com geleia de goiaba e crocante de amendoim.

Os jurados da noite foram Isabella Rieper Caviguioli, empresária e executiva no varejo e distribuição no Hipermais; Milene Aparecida, fundadora da Meseiras de Joinville e representante do Laboratório Myralis Pharma; Thalyta Karin de Souza, nutricionista da Catarinense Pharma; Mateus Carle, historiador e assistente cultural na Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville; e Dra. Marilyn Gonçalves Ferreira, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade IELUSC. A banca avaliadora considerou critérios como sabor, complexidade, apresentação dos pratos, organização e postura das equipes.

Durante a premiação, os jurados elogiaram a criatividade e o capricho dos participantes. “Este evento é muito importante por trazer a cultura dos povos que habitam Joinville, tanto os considerados tradicionais, como os indígenas Guaraní, quanto os povos que vieram por meio da imigração”, afirmou o historiador Mateus Carle. Já a jurada Milene Aparecida não poupou elogios ao prato principal da equipe Guaraní: “Depois eu quero a receita deste amendoim maravilhoso”, comentou.

A jurada Thalyta Karin de Souza, que é egressa do curso de Nutrição do IELUSC, também destacou a importância da iniciativa: “É uma honra estar aqui de novo participando deste concurso que é tão importante para enaltecer as nossas raízes joinvilenses. O evento está incrível, e as equipes estão entregando pratos cada vez mais elaborados.”

O evento ainda contou com premiações e sorteio de brindes para os acadêmicos, incluindo uma airfryer para cada acadêmico da equipe vencedora e uma panela Ceraflame para cada integrante do segundo lugar, e contou com o apoio das marcas Ceraflame, Vida Veg, Herbía Cosméticos, Sítio Flora Bioativas, Botica do Valle, Mumepo Agroecologia, Armazém Cerealista Joinville, Empório Catarina, CEQNEP, Catarinense Pharma e Hipermais.

O Concurso Gastronômico Raízes Joinvilenses é um exemplo de como unir criatividade e inovação ao ensino prático e profissional e ressalta o compromisso da Faculdade IELUSC em propor uma formação que vai além da sala de aula.