14 de novembro • 2018

Projeto Realce explora outro lado da campanha publicitária 

 

Texto de Camila Silveira Rosa (acadêmica de Jornalismo do Ielusc)

Iniciou na noite de ontem (13) e segue até a noite desta quarta-feira (14), no Centro Cultural Deutsche Schule, a exposição do projeto experimental Realce, idealizado pelas acadêmicas de Publicidade e Propaganda Gabriela Vargas, Natalie Valtl e Nicole Nicolak.

Em um ambiente aconchegante, as alunas recriaram por meio da fotografia três campanhas publicitárias clássicas: de Natal, de estética e de óculos, mas ao invés de usar o padrão de beleza reconhecido pela sociedade, usaram as minorias, como elas mesmo chamam na descrição do trabalho.

Segundo Nicole, a ideia do projeto surgiu no ano passado, quando Gabriela propôs o projeto por ter familiaridade com as câmeras. Depois de pronto, foi a vez de buscar voluntários para as fotos. “Tivemos uma grande adesão das pessoas. A nossa principal dificuldade foi com relação aos horários, tanto dos voluntários quanto os nossos, pois as fotos foram feitas aqui na faculdade no período noturno”, comenta.

Ao todo, foram duas sessões de fotos que ocorreram entre agosto e setembro com 18 participantes. “Olhar-se não é só se olhar no espelho de casa. É se reconhecer e é isso que queremos mostrar”, relata Natalie. “A publicidade representa uma parte muito pequena de brasileiros e quando você se sente representando por uma campanha publicitária, você gera uma mudança social e de mentalidade nas pessoas”, complementa.

Por que Realce?

Enquanto buscavam palavras que pudessem trazer o sentimento de representatividade, as alunas se depararam com a música Realce de Gilberto Gil, que traduz o sentimento proposto pelo projeto: de felicidade, de luta e de esperança por uma publicidade mais representativa.