

Programa IELUSC na Comunidade tem nova coordenação
Mais de 10,5 mil pessoas foram impactadas pelo programa somente entre agosto de 2022 e dezembro de 2023
Com o objetivo de promover ações que conectam o ensino superior com as reais necessidades da sociedade, o programa IELUSC na Comunidade inicia um novo ciclo em 2025 com a nomeação das professoras Cláudia Regina Trentini e Tatiane Dominoni Rodrigues como coordenadoras. Esta é s primeira vez que o projeto contará com duas docentes à frente da iniciativa.
Iniciado em 2019 e mantido na condição de Programa de Extensão, o IELUSC na Comunidade oferece oficinas, rodas de conversa, palestras e capacitações em áreas como educação, saúde, esporte e lazer. As atividades são realizadas por professores e estudantes de todos os dez cursos da Faculdade IELUSC, com participação voluntária ou por meio de bolsas acadêmicas. Mais de 10,5 mil pessoas foram impactadas pelo programa somente entre agosto de 2022 e dezembro de 2023. As ações são realizadas em espaços como escolas municipais, CRAS, a Maternidade Darcy Vargas, o Hospital São José e Centros de Educação Infantil (CEIs).
Para a Cláudia Trentini, docente no curso de Administração, o novo momento do programa representa um compromisso renovado com a transformação social. “A coordenação do IELUSC na Comunidade fortalece a conexão entre a instituição e a sociedade, impulsionando projetos de impacto social e formando cidadãos mais engajados”, afirma. Ela também destacou o desejo de ampliar parcerias e criar novas oportunidades de aprendizado e impacto este ano.
Já para a professora Tatiane Dominoni, que recentemente assumiu temporariamente a coordenação adjunta do curso de Fonoaudiologia, o convite é uma motivação a mais. “Essa oportunidade me motiva para um novo desafio. Neste primeiro momento, quero tomar conhecimento do que foi executado até então e, junto aos novos bolsistas e voluntários, reestruturar nosso projeto para que continue crescendo”, diz. Segundo ela, a presença de duas coordenadoras com formações distintas é uma forma de ampliar os olhares e o diálogo com a comunidade.
Além das ações recorrentes em escolas e equipamentos públicos, o IELUSC na Comunidade também conta com o suporte de outros programas de extensão da Faculdade IELUSC, como o CADE (Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial), a AEP (Agência Experimental de Publicidade), o NIPJ (Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas) e a Clínica-escola, fortalecendo sua interdisciplinaridade e capacidade de atendimento. As iniciativas desenvolvidas contribuem para a formação cidadã dos estudantes e reforçam o compromisso social da Faculdade IELUSC com a comunidade local.
Ao longo do ano, a expectativa é que as ações se intensifiquem e alcancem ainda mais pessoas. “Seguirei na coordenação enquanto puder contribuir para fortalecer e expandir as ações do projeto com excelência e impacto”, conclui a professora Cláudia.