

Professora de Jornalismo lança e-book e podcast sobre comunicação pública
Ao defender que a comunicação realizada por órgãos públicos deve ser tratada como um serviço essencial, a professora do curso de Jornalismo da Faculdade IELUSC, Maiara Maduro, lançou nesta semana, dois materiais produzidos a partir de sua tese de doutorado, defendida em 2024. O e-book Transformando a Comunicação Pública: Práticas de Governança para Prefeituras de Pequenos Municípios e o podcast ComunicaGov são voltados a profissionais que atuam na área de comunicação em municípios com menos de 20 mil habitantes.
Segundo a autora, o livro é um guia prático destinado a quem está na linha de frente da comunicação nas prefeituras, independentemente da formação acadêmica. “Esses municípios representam 69% do território brasileiro e enfrentam inúmeros desafios. A área da comunicação, em especial, é afetada pela escassez de recursos, pela falta de qualificação e pelo pouco reconhecimento institucional”, afirma.
Organizado em nove capítulos, o e-book aborda desde as legislações que orientam a comunicação pública até ferramentas de planejamento estratégico. Traz ainda reflexões sobre o fluxo da informação no setor público, produção jornalística, uso das redes sociais, campanhas publicitárias, eventos públicos, comunicação interna e avaliação de resultados. Alguns capítulos oferecem links para materiais editáveis que podem ser usados no dia a dia dos profissionais, como modelos de releases. O e-book está disponível para compra na plataforma Hotmart.
Como complemento ao e-book, o podcast ComunicaGov aprofunda temas centrais da comunicação pública voltada a municípios de pequeno porte. Em quatro episódios, a autora conversa com especialistas sobre legislação, fluxo da informação, planejamento e os principais achados da pesquisa. O podcast está disponível gratuitamente no Spotify.
Sobre a autora
Doutora em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2024), com pesquisa científica dedicada à comunicação pública em municípios de pequeno porte. Tem ampla experiência prática no setor público, com atuação em assessoria de comunicação de prefeituras catarinenses. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2016) e jornalista formada pela Faculdade IELUSC (2013). Atualmente, atua como professora no curso de Jornalismo da IELUSC, onde também coordena as áreas de Ciências Sociais Aplicadas e de Humanas, o programa de extensão Revi – Revista Digital e a revista científica Redes (Qualis B3).