05 de fevereiro • 2025

Intencionalidade pedagógica no uso de IA é novamente tema da Semana de Qualificação Docente no IELUSC

 

Desde ontem (04), os professores do IELUSC dedicam-se ao estudo e à experimentação de estratégias que potencializam a aprendizagem acadêmica por meio de ferramentas digitais.

 

A programação, dos dois primeiros dias do evento, está sendo ministrada pela pedagoga e mestra em Ciências da Computação, Maidi Dalri, e pelo professor Carlos Ceccon, consultores da TopSer. Eles tem incentivado os professores a explorar a intencionalidade pedagógica no uso da inteligência artificial — dando continuidade aos estudos iniciados no ano anterior. “Esse é um tema essencial, pois a transformação digital está redefinindo o perfil profissional exigido pelo mercado. Como instituição de ensino superior, precisamos garantir que nossos professores acompanhem essas mudanças”, destaca Maidi.

 

O encontro, desta terça-feira, proporcionou momentos de interação entre os docentes, seguidos de palestra e atividades práticas. “É muito interessante conhecer ferramentas que muitas vezes já fazem parte do dia a dia dos estudantes. Já comecei o ano muito empolgada”, relata Jaqueline de Souza Mazon, egressa da primeira turma de Fonoaudiologia do IELUSC e que neste ano se junta ao corpo docente da instituição.

 

Para o Diretor de Ensino Superior da Faculdade IELUSC, Paulo Renato Manetzeder Aires, a qualificação voltada ao uso de IA’s e outras ferramentas digitais tem como objetivo apresentar aos professores diferentes possibilidades metodológicas. “São recursos que, além de enriquecer a aula, otimizam o trabalho do professor.”

 

Na ocasião também estavam presentes o Diretor Geral do BOM JESUS IELUSC, Silvio Iung, e os coordenadores dos dez cursos oferecidos pela faculdade. As atividades seguem até sexta-feira (08) trazendo outros assuntos como: o protocolo institucional antirracismo e o novo formulário de Planejamento de Ensino e Aprendizagem. Na segunda, dia 10, acontecem as reuniões individuais dos cursos.