

Inaugurado o Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas (NIPJ) do IELUSC
Com o objetivo de promover a igualdade de acesso à justiça e também proporcionar aos acadêmicos do curso de Direito, a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a Faculdade IELUSC inaugurou, na noite de quarta-feira (dia 27), o Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas (NIPJ).
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Joinville, Adriano Silva; do Diretor do Foro da Justiça Federal, Dr. Paulo Cristóvão de Araújo Silva Filho; da Diretora do Fórum da Comarca de Joinville, Dra. Viviane Isabel Daniel Speck de Souza; da Presidente em exercício da OAB Joinville, Dra. Kathleen Zago Appi Lótici; da Procuradora-geral do município de Joinville, Christiane Schramm Guisso; da Presidente do Núcleo de Advogados da Ajorpeme, Dra. Nathalie Reis Stechinski; da Presidente da Conversatio Arbitragem e Mediação, também coordenadora do Comitê de Mediação e Arbitragem Trabalhista do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, Dra. Giordani Flenik; da Diretora de Mediação na Conversatio Arbitragem e Mediação, Dra. Simone Regina Medeiros; e da Coordenadora da Revista Eletrônica da OAB de Joinville, Dra. Marina Du Bois.
Participaram ainda membros do corpo administrativo do Grupo BOM JESUS IELUSC, além de docentes e discentes do curso de Direito do IELUSC, incluindo o presidente do Centro Acadêmico de Direito (CADI), Douglas Maximiano. Após a inauguração, foi oferecido um coquetel e na sequência houve a Aula Magna do curso de Direito, com a palestra “Liberdade: o impulsionador do desenvolvimento econômico”, ministrada pelo Prefeito Adriano Silva.
O atendimento à população hipossuficiente acontecerá no campus Centro, da Faculdade IELUSC, na Rua Princesa Isabel, 438 (Bloco A – Prédio da antiga Escola Alemã (hoje, DS Hub), em Joinville. No local, os estudantes, sob supervisão dos professores elaborarão peças processuais que constituirão uma eventual ação judicial, pois estão previstas formas consensuais de solução de conflitos, bem como atendimento psicológico, oferecido pelo curso de Psicologia do IELUSC, sob a responsabilidade da Dra. Mariana Datria Schulze.
“Este é um importante marco que reflete o compromisso com a excelência acadêmica e a responsabilidade social da Faculdade IELUSC. O curso de Direito é avaliado com Conceito Máximo no MEC, o que nos deixa muito orgulhosos. A partir da concretização do NIPJ, temos a satisfação de ampliar ainda mais os serviços gratuitos oferecidos a toda comunidade joinvilense”, destaca o diretor da Faculdade IELUSC, Me. Paulo Aires.
Este núcleo de atendimento junta-se a outras várias iniciativas da Faculdade, contribuindo para o acesso a serviços importantes que promovem o desenvolvimento local, como a Clínica-Escola Integrada, com sede no Campus Saguaçu.
Em 2023 foram realizados mais de 1.000 atendimentos na Clínica-Escola. O curso de Fonoaudiologia atendeu 217 pacientes, realizando Audiometria. Outros 165 pacientes receberam atendimento terapêutico. Acadêmicos de Nutrição atenderam 238 pacientes e a Enfermagem contabilizou 48 pacientes em Saúde do Adulto. Houveram 61 participantes no curso de gestante e ainda 45 pacientes em atendimento psicoterapêutico. Já as ações externas, com outras entidades, somaram 111 parcerias.
“O Núcleo é um dos pilares de sustentação da formação do operador do Direito, unindo teoria e prática. Será uma ótima oportunidade onde os acadêmicos estarão frente a frente com o Direito de terceiros. O Núcleo é, sem dúvida, um divisor de águas, saindo das análises de casos hipotéticos de sala de aula para casos concretos Queremos, através deste ambiente, reforçar a formação ética dos acadêmicos que irão se defrontar com embates entre o que é legal, moral e ético. Estamos muito felizes com mais esta etapa”, enaltece a coordenadora do curso de Direito do IELUSC, Professora Dra. Maria de Lourdes Bello Zimath.
Para o diretor geral do Grupo BOM JESUS IELUSC, Me. Silvio Iung, o principal propósito do Grupo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. “Estamos em um local histórico. O prédio DS Hub é considerado o berço do Ensino Superior em Joinville, pois foi onde, em 1965, teve início o curso de Ciências Econômicas. Atualmente, o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico. Nossa Faculdade foi fundada em 1995, iniciando com o curso de Enfermagem, e desde então temos sido pioneiros em diversos cursos, como Fonoaudiologia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Somos uma instituição comunitária que oferece serviços educacionais diretamente e indiretamente, por meio da nossa Extensão.”, relembra Silvio.
Recentemente, a Faculdade IELUSC assinou um Convênio de Cooperação junto à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Joinville, que possibilita o recebimento das demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade que, na maioria das vezes, não têm condições de pagar os honorários de um advogado.
Na opinião do prefeito de Joinville, Adriano Silva, parceria como esta, entre Prefeitura e a Faculdade IELUSC, transforma muitas vidas. “Agradeço esta instituição que tanto faz pelo desenvolvimento desta cidade, que tem um DNA empreendedor e que se envolve na construção, no dia a dia. Eu sempre digo que todo livro começa com uma página em branco e, logo, estas páginas vão sendo preenchidas. Muitas histórias de nossos joinvilenses iniciaram aqui neste ambiente onde estamos hoje e que agora está escrevendo um novo roteiro com a instalação do Núcleo”, pontua o prefeito.
O Núcleo Integrado de Prática Jurídica da instituição possui a supervisão dos professores Albano Francisco Schmidt e João De Mattia Neto.
Aula Magna de Direito
Diante de um público formado por acadêmicos do curso de Direito, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou os avanços da cidade mais populosa de Santa Catarina, ressaltando os desafios e a busca de solução para melhorar a vida das pessoas. Ele também mencionou o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município (PEDEM) e o Produto Interno Bruto (PIB) de Joinville, que é o terceiro maior do Sul do Brasil, somente atrás de Curitiba e Porto Alegre, respectivamente.
Em sua explanação, Adriano apresentou vários exemplos de como a advocacia está inserida no dia a dia da vida das pessoas, por meio de leis e normativas. Ele enumerou várias Leis Complementares, aprovadas pela Câmara de Vereadores, como a do Código Municipal de Defesa do Empreendedor (LC 623) e da Operação Urbana Consorciada Cidade das Águas (LC 660).
Atendimento ao Núcleo Integrado de Prática Jurídica (NIPJ) da Faculdade IELUSC
Os atendimentos jurídicos são realizados todas as segundas-feiras, das 19h às 22 horas, mediante agendamento prévio.
IMPORTANTE: os interessados podem agendar horário pelo telefone (47) 3026-8028, nas segundas-feiras, das 14h às 22 horas e nas quintas-feiras das 14h às 18 horas.