

II Seminário de Extensão da Faculdade IELUSC discute impacto de projetos na comunidade local
Neste final de semana (30 e 31/08), estudantes e professores puderam mergulhar em uma verdadeira jornada do conhecimento com o II Seminário de Extensão da Faculdade IELUSC. Tendo como tema central “O potencial da extensão no processo de transformação social”, o evento proporcionou dois dias de intensas reflexões e troca de conhecimentos, com palestras e apresentações de trabalhos que aprofundaram a discussão sobre como a extensão pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da sociedade.
Dia 1 – Compartilhando conhecimentos
Na noite de sexta-feira (30), no Campus Saguaçu, o seminário abriu com o lançamento da 7ª edição da revista científica Redes e com a palestra da professora Dra. Paola Beatriz May Rebollar, da UFSC. Paola trouxe sua ampla experiência como educadora para falar com docentes e discentes sobre a implementação e impactos de projetos de extensão tanto na comunidade acadêmica quanto na comunidade local.
Em seguida, estudantes e professores apresentaram seus trabalhos e relatos de projetos de extensão. Foram, ao todo, 27 trabalhos apresentados nas mais diversas áreas de atuação: Intercâmbio cultural por meio da partilha gastronômica, Terapia fonoaudiológica para pacientes com afasia, Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas, Produções audiovisuais como práticas extensionistas, entre outros.
Os alunos da 8ª fase do curso Jornalismo Niro José de Souza e Vinicius Toffoli apresentaram o projeto sobre esporte e inclusão “Gol sem som”, que contou com orientação da professora Maiara Maduro. A série de três reportagens audiovisuais abordou a falta de acessibilidade para surdos em transmissões de futebol e foi produzida para a disciplina de Projeto Experimental.
“Estamos muito felizes em apresentarmos para uma sala cheia, pois nosso trabalho é jornalismo na sua mais pura essência e poder mostrar isso, a importância do jornalismo, para os demais estudantes é muito significativo”, relata Niro.
Dia 2 – Do IELUSC para a comunidade
O segundo dia do seminário aconteceu na manhã de sábado (31), no Campus Centro, e teve programação dividida entre docentes e discentes.
No anfiteatro, alunos conheceram mais sobre os cinco programas de extensão institucionais do IELUSC, onde professores, bolsistas e voluntários atuam atendendo a toda comunidade local. São eles:
- a revista digital Revi, vinculada ao curso de Jornalismo;
- a Agência Experimental de Publicidade (AEP), do curso de Publicidade e Propaganda;
- o Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE), do curso de Administração;
- a Clínica-escola Integrada, espaço destinado à promoção da saúde e que envolve os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia;
- e o programa de extensão IELUSC na Comunidade, que envolve todos os cursos da Faculdade.
Na programação seguinte, os estudantes participaram de um tira-dúvidas sobre os projetos vinculados à bolsa de estudos do Universidade Gratuita, programa lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina que beneficia milhares de estudantes com vagas gratuitas.
Enquanto isso, no DS HUB, o corpo docente se reunia em uma roda de conversa conduzida pelos professores Ma. Valdete Daufemback, Me. Jelson Budal Schmidt, Ma. Claudia Regina Trentini e Ma. Bárbara de Jesus. A discussão teve como temas a “Troca de Experiências/Implementação da Curricularização da Extensão”.
Logo em seguida, os professores participaram de uma oficina sobre mensuração do impacto da extensão, com o Me. Davi Colombo Gonçalves, da UniSatc.
Para a Coordenadora de Ação Comunitária e de Responsabilidade Social e Ambiental, Cíntia Maísa Bender, o evento é extremamente importante para a divulgação dos projetos e ações que ocorrem dentro da faculdade, bem como para a integração entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo o tripé: ensino, pesquisa e extensão.
“A extensão é uma maneira de qualificar ainda mais o ensino dado pela nossa instituição, na medida em que nossos estudantes saiam daqui desenvolvendo mais habilidades e competências, de modo que a comunidade também possa usufruir disso”, explica a coordenadora.
O Seminário de Extensão da Faculdade IELUSC acontece a cada dois anos, intercalando com o CONIPE – Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão.