28 de março • 2019

II Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ielusc

 

De 9 a 11 de outubro, a Faculdade Ielusc promoverá o II Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão, o CONIPE. Com uma ampla programação de palestras, apresentações de artigos e apresentações culturais, o CONIPE propõe a integração científica entre os cursos de graduação da Instituição. O evento ocorrerá no Campus Saguaçu.

O período de submissão de trabalhos para o II CONIPE é de 25 de março a 30 de junho de 2019. Clique aqui e siga os cinco passos para a submissão. O Congresso aceita trabalhos em duas modalidades: e-pôster e artigos científicos.

A palestra de abertura, que ocorrerá no dia 9 de outubro, será proferida pelo professor Dr. Francisco de Assis Mendonça com a temática “Objetivos do desenvolvimento sustentável no campo educacional”.

Na quinta-feira, dia 10, ocorrem as apresentações dos trabalhos científicos de acadêmicos e docentes da Instituição. Também haverá o cinedebate “Informação e Privacidade”, onde serão exibidos trechos da série Mr. Robot e do documentário Privacidade Hackeada. O debate será mediado pela professora Faculdade Ielusc Kérley Winques e terá a participação de Lauro Gripa Neto e Rogério Souza. 

No dia 11, a conferência de encerramento será ministrada pela professora Dra. Maria Cristina Paganini com a temática “Ética em pesquisa na graduação”. Clique aqui e confira a programação completa.

Conheça os palestrantes 

Dr. Francisco de Assis Mendonça

Possui graduação (UFG, 1983). Mestrado (Geografia Física / Meio ambiente – USP, 1990). Doutorado (Clima e planejamento urbano – USP, 1995) e Pós-doutorado (Epistemologia da Geografia – Université Sorbonne/Paris I/França, 2005; Estudo do ambiente urbano – Universidad de Chile – 2014) em Geografia. É professor Titular do Departamento de Geografia da UFPR. Professor convidado na Université de Sorbonne/Paris I/ Institut de Géographie (2002), na Université de Haute Bretagne/Rennes II/ França (2004) e pesquisador convidado na London School of Hygine and Tropical Medecine (Londres/ Inglaterra 2005) e no Laboratoire PRODIG/França (Univ. sorbonne/ Paris 1, 2005).

Dra. Maria Cristina Paganini

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1981). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Enfermagem Medico Cirúrgica. Mestrado com área de concentração em assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2011). Professora adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Membro do Conselho editorial do Nursing Ethics Journal e do The International Centre For Nursing Ethics ICNE (Centro Internacional de Ética em Enfermagem) com sede na Universidade de Surrey/Inglaterra. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidar e Educar em Enfermagem (UTP) e mebro do NIPPEL –Núcleo de Estudos em Perdas e Luto. Membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em seres humanos (CONE) (2012-2017).