

IELUSC prepara seus docentes para condução de aulas criativas e inovadoras
“A tecnologia sozinha não tem sentido, nós precisamos ‘amarrar’ a linguagem digital com a tecnologia humana. Se vocês, professores, estão aqui na instituição é porque têm nas mãos a responsabilidade de impactar outras vidas que estão envolvidas com vocês (acadêmicos)”, destaca a professora Maidi Dalri ao falar para mais de 100 docentes da Faculdade IELUSC na abertura da tradicional Semana de Qualificação Docente da Instituição.
A especialista em Inovação e Educação ressalta que a iniciativa de adquirir conhecimento e trabalhar as novas tecnologias em sala de aula deve partir dos próprios professores, inovando e trazendo algo atraente para os estudantes. O evento de capacitação prossegue até esta quarta-feira (21/02).
Durante três dias, a professora Mestra Maidi Dalri aborda o tema “Metodologias Ativas e Tecnologias Colaborativas: como conduzir aulas criativas e engajar estudantes”. Em sua abordagem, ela enumera as diversas oportunidades que os professores possuem para trabalhar utilizando as ferramentas digitais disponibilizadas pelo Google. Ela salienta que é muito importante mapear e construir Competências Digitais (CD) a fim de nortear o trabalho do professor.
A programação também contempla dinâmicas em grupo e troca de experiências em sala de aula. Na oportunidade, os docentes receberam o Protocolo de Convivência e Trabalho do Docente e também o Guia Acadêmico 2024.
Boas-vindas aos docentes
O diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Aires, comenta que a instituição possui, há vários anos, o foco na qualificação docente no início do ano acadêmico como forma de interação e motivação. “Se tivesse que escolher uma palavra para representar esta nossa instituição de Ensino Superior seria esta: seriedade. Lembrando que somos a única de Joinville e região que possui aulas 100% presenciais”, pontua ele.
Paulo ressalta a conquista da Nota 5 (Conceito Máximo) no processo de recredenciamento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2023. Esta Nota Máxima enaltece a qualidade do Ensino Superior oferecido pela instituição, que oportuniza aos acadêmicos uma infraestrutura completa de excelência. Foram avaliados pelo MEC: ensino e pesquisa, inovação, extensão, corpo docente, gestão institucional, incluindo o planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas. Também em sua fala de boas-vindas, ele menciona a participação da Faculdade IELUSC no programa Universidade Gratuita, que contempla centenas de estudantes catarinenses com bolsas de estudo no Ensino Superior.
De 19 a 23 de fevereiro, os professores da faculdade estão recebendo capacitação sobre o tema inovação e novas práticas. Já na próxima segunda-feira (dia 26), os acadêmicos iniciam os estudos nos dois campi da faculdade.
Na opinião do diretor geral do grupo BOM JESUS IELUSC, Silvio Iung, 2024 é um ano muito promissor. “Iniciamos as atividades com a esperança fortalecida e nos mantemos firmes em nossos fundamentos. A instituição forma profissionais para a sociedade e nós construímos o futuro através do conhecimento e das relações humanas”, expõe o diretor geral.
Revista Redes
A abertura da Semana de Qualificação Docente também contou com a explanação da coordenadora da área das Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade, professora Maiara Maduro, que apresentou a Revista Redes, uma publicação anual impressa e on-line, que destaca os artigos de pesquisa científica de docentes, egressos, acadêmicos e comunidade externa.
As inscrições para submissão dos artigos abrem no dia 26 de fevereiro e prosseguem até o dia 31 de março. As edições da Redes (Revista Interdisciplinar da Faculdade IELUSC) é avaliada com Qualis B3 e as edições anteriores estão disponíveis no portal: http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/index.
Currículo Maidi Dalri
A palestrante Maidi Dalri é especialista em Inovação e Educação da TopSer Consultoria e Desenvolvimento, auxiliando instituições a implementar a Cultura Digital, Inovação e competências socioemocionais nos seus ecossistemas. É mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização na área de educação e tecnologia. No ano de 2022, Maidi conduziu um Programa Especial de Aprendizagem Digital na África, através da UNICEF.
A Semana de Qualificação Docente da Faculdade IELUSC contou com a organização da coordenadora do curso de Psicologia, Mariana Datria Schulze.