17 de abril • 2024
Administração

IELUSC oferece consultoria gratuita para empreendedores da região norte catarinense

 

Promover o aprendizado, muito além da sala de aula, colocando o acadêmico em situações reais do dia a dia de uma empresa. Em contrapartida, o empresário recebe um planejamento estratégico de seu negócio, totalmente gratuito. Esta é a finalidade do Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE), que oferece consultoria às empresas da região Norte catarinense. Este serviço, disponibilizado pelo curso de Administração da Faculdade IELUSC, oportuniza resultados e aprendizados a todos os envolvidos.

No CADE, os acadêmicos, orientados por professores experientes, elaboram um levantamento que objetiva alavancar o desempenho da empresa, tendo como foco a organização da gestão interna, a redução de custos, o aumento do faturamento, o desenvolvimento do planejamento estratégico, a análise mercadológica, a reordenação de marketing, entre outras ações.

Esta consultoria é realizada em duas etapas. Primeiro, é feita uma análise estratégica do produto, do ambiente de mercado e do funcionamento da empresa. Há a elaboração de Análise SWOT, diagnóstico de ambiente de mercado, Business Model Generation, entrevistas em profundidade, entre outras ações. 

Após concluir o diagnóstico, o segundo passo é uma consultoria direcionada aos processos que apresentam necessidades e oportunidade de melhoria, ou seja, é o momento de implementar as ações sugeridas no levantamento, com a participação do empreendedor.

Durante este trabalho, o acadêmico desenvolve diferentes habilidades e competências e os empresários recebem ajuda qualificada e personalizada, em um espírito de co-criação de soluções. Muitas vezes, a compilação das informações levantadas e analisadas resultam em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, pois há um profundo estudo sobre o negócio. 

Quando o trabalho faz a diferença 

Ao longo do ano de 2023, os acadêmicos Maria Julia Schulz e Jhonata Pablo dos Santos atuaram como estagiários do Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE). Os dois elaboraram um diagnóstico completo da FOTOVILLE, uma empresa de revelação fotográfica localizada na região Norte catarinense.

Nesta consultoria três projetos foram desenvolvidos: uma pesquisa de mercado, cujo objetivo foi entender as motivações e o comportamento dos fotógrafos que contratam serviços de revelação fotográfica; uma pesquisa de satisfação com os clientes da FOTOVILLE; e a elaboração da missão, da visão e do valores da empresa.

Os estudantes desenharam um mapa com stakeholders e uma Análise SWOT, com o objetivo de identificar oportunidades, forças, fraquezas e ameaças do empreendimento. 

Ao concluir este diagnóstico, a acadêmica Maria Julia Schulz percebeu que o empresário não tinha tempo de “olhar” para o próprio negócio. “Marcelo tinha conhecimento, mas acabava gastando muito tempo no modo operacional, até porque a vida de empreendedor não é fácil, ou seja, ‘matando um leão por dia’. Apresentamos caminhos e o Marcelo está implementando-os com sucesso”, informa Maria Julia. 

A acadêmica lembra que um dos maiores desafios do trabalho foi de reunir informações, pois os dados eram de 10 anos atrás. “Também buscamos ferramentas para que o Marcelo possa se diferenciar no mercado onde vem atuando.”, expõe ela.

Na opinião do empresário Marcelo Cunha, proprietário da FOTOVILLE, o diagnóstico foi fundamental para conhecer melhor a empresa e quais caminhos seguir para fazer a empresa crescer. “O planejamento foi importantíssimo para direcionar os esforços e desenvolver regionalmente. O principal ponto do trabalho do CADE foi identificar o porquê de a empresa não estar crescendo. Antes, eu só ‘apagava fogo’. Hoje, já consigo perceber qual caminho trilhar, baseado em estatísticas e muito planejamento”, pontua o empresário.

Com o desafio de orientar os acadêmicos, a coordenadora do CADE, Danielle Antunes Oliveira, ressalta que esta atividade de extensão aproxima o acadêmico da realidade administrativa do ambiente empresarial, além de devolver à sociedade o aprendizado da academia. “Muitos empresários imaginam que é necessário estar com a empresa em ordem para fazer planejamento. Isso não é verdade. O diagnóstico é exatamente para organizar o negócio. Por isso, a consultoria se faz tão importante. Esta é uma ótima oportunidade, tanto para acadêmicos como para empreendedores que focam no crescimento de seus negócios”, expõe a coordenadora.  O levantamento e estudo realizado resultou no trabalho de conclusão de curso da Maria Júlia e do Jhonata.

   

Os interessados em participar do programa do Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE) devem inscrever-se AQUI

Outras informações no e-mail:  cade@ielusc.br