

IELUSC está entre as melhores instituições de ensino superior de SC, segundo avaliação do Inep
A Faculdade IELUSC conquistou a nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), na avaliação referente ao ciclo de 2023 divulgada na última sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em uma escala que vai de 1 a 5, apenas 24 instituições em todo o estado de Santa Catarina alcançaram os níveis mais altos (4 ou 5), e o IELUSC está entre elas.
O IGC é um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro. Ele considera, entre outros critérios, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, a qualificação do corpo docente, a percepção dos estudantes e o desempenho no Enade. Nesta edição, os cursos de Nutrição, Enfermagem e Fonoaudiologia do IELUSC, avaliados no ciclo, também obtiveram nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), contribuindo para o bom desempenho institucional.
De acordo com o diretor da Faculdade IELUSC, professor Paulo Renato Manetzeder Aires, o resultado é reflexo direto do investimento institucional em qualidade e do comprometimento de toda a comunidade acadêmica. “Esse conceito é considerado forte e expressa o resultado do trabalho realizado nos últimos anos, com destaque para a qualificação docente, atualização dos currículos com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e um ambiente de ensino 100% presencial, com professores dedicados à formação dos estudantes”, afirma.
Compromisso com a qualidade e com a formação de profissionais preparados
Com 28 anos de atuação, a Faculdade IELUSC é reconhecida pela qualidade acadêmica e pelo compromisso com a formação ética, técnica e cidadã de seus estudantes. Atualmente, a instituição conta com dez cursos de graduação presencial, além de ofertar programas de pós-graduação e cursos de curta duração, voltados à qualificação contínua de profissionais nas mais diversas áreas.
Na visão do diretor, a nota alcançada representa mais do que um bom desempenho numérico — ela reflete o compromisso com a formação de profissionais competentes e cidadãos conscientes. “Formamos bons profissionais, mas também bons cidadãos. Temos um ambiente em que o ensino, a pesquisa e a extensão estão fortemente presentes. Esse resultado mostra que os procedimentos administrativos e as ações acadêmicas da faculdade estão alinhadas com os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação”, reforça.
Em relação ao desempenho dos cursos avaliados nesta edição do Enade, Paulo destaca que, embora seja um processo contínuo, houve uma série de medidas adotadas nos últimos anos. Entre elas, a oferta de simulados, reforço nos conteúdos com base nos relatórios do Enade, além de componentes curriculares eletivos voltados a temas gerais da prova. “Mas o principal fator segue sendo a seriedade com que fazemos educação. Aqui temos aula de verdade, com professores qualificados, full time, com presença em sala e proximidade com os alunos”, resume.
Números nacionais
Das 82 instituições de ensino superior avaliadas em Santa Catarina, apenas 24 alcançaram as notas 4 ou 5. Em âmbito nacional, o Inep avaliou 2.101 instituições. Dessas, somente 548 instituições de todo o Brasil atingiram conceitos 4 ou 5.
Santa Catarina ficou em 7º lugar no ranking nacional de estados com maior proporção de instituições bem avaliadas, atrás de Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Distrito Federal.
O desempenho da Faculdade IELUSC reafirma seu papel entre as instituições de excelência do país, com ensino 100% presencial, foco em metodologias teórico-práticas e formação comprometida com os valores éticos e com o desenvolvimento social.