25 de outubro • 2024
Administração - Cursos - Direito - Educação Física - Enfermagem - Eventos - Fonoaudiologia - Jornalismo - Notícias - Novidades - Nutrição - Pós-graduação - Psicologia - Publicidade e Propaganda

IELUSC celebra 20 anos do Comitê de Ética em Pesquisa com Fórum inédito na Região Sul


Para marcar as duas décadas de atuação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o IELUSC sediou o 1º Fórum dos Comitês de Ética em Pesquisa da Região Sul e o 10º Seminário do CEP IELUSC, em 23 e 24 de outubro, no Campus Saguaçu. Os eventos, que aconteceram concomitantemente, reuniram especialistas, acadêmicos e profissionais da região para discutir questões centrais da ética em pesquisa.

A coordenadora do CEP IELUSC, a Dra. Solange Abrocesi, destacou a relevância do fórum e do seminário para fortalecer o diálogo entre membros de comitês da região e aprofundar a capacitação da comunidade acadêmica sobre ética em pesquisa. “É importante, pois discute temas relevantes para a avaliação ética dos projetos que são inscritos na Plataforma Brasil,” explica.

Já o Dr. Paulo Henrique Condeixa de França, membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ressaltou a importância de abordar a ética em pesquisas que envolvem seres humanos e dados pessoais. “É fundamental que os alunos incorporem essa perspectiva, visando uma atuação responsável e a proteção da dignidade, imagem e sigilo dos participantes.”

Programação Abrangente e Atividades Culturais

Com uma programação intensa, o fórum contou com palestras de especialistas em temas como o uso de dados secundários em pesquisas e as novas tipificações de pesquisa trazidas pela Resolução nº 674/2022. Entre os palestrantes estão a Dra. Maria Cristina Paganini, a Dra. Gláucia Guerra Benute e o próprio Dr. Paulo Henrique Condeixa de França, que abordaram tópicos essenciais para o aperfeiçoamento de práticas de ética em pesquisa.

O encontro ainda foi marcado pelas belíssimas e emocionantes apresentações da mezzo-soprano Idineide Viana Sakata, acompanhada pelo pianista Gabriel Kowalski, e da Orquestra Acadêmica Villa-Lobos da Casa da Cultura de Joinville, sob regência do Professor Voldis E. Sprogis.

O Diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Renato Manetzeder Aires, e a Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica e da Pós-graduação, Dra. Marilyn Ferreira, também marcaram presença.

Os eventos destacam a contribuição do IELUSC para a comunidade acadêmica de Joinville e região, fortalecendo o papel da instituição como referência na condução de estudos éticos e responsáveis no Sul do Brasil.