11 de outubro • 2019

Fonoaudiologia recebe conceito 4 do MEC

Único curso em Joinville formará a primeira turma de
fonoaudiólogos em dezembro

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade Ielusc conquistou o conceito 4 na avaliação de reconhecimento de curso do Ministério da Educação (MEC). O curso, considerado FORTE (em escala de 1 a 5), formará a primeira turma de fonoaudiólogos de Joinville em dezembro.

O Ielusc recebeu in loco, nos dias 26 e 27 de setembro, as avaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 

Pioneiro na região de Joinville, o curso conta com uma infraestrutura completa de laboratórios, salas de aula e com uma clínica-escola que atende gratuitamente à comunidade. Os professores, em sua maioria mestres e doutores, têm ampla experiência e vivência prática do mercado, bem como na pesquisa.

A clínica-escola oferece avaliação auditiva infantil e adulta e fonoterapia para todas as idades. O espaço é a oportunidade para os acadêmicos vivenciarem a prática profissional. Ao longo do curso são diversos estágios curriculares supervisionados em diferentes campos de atuação e nas diferentes especialidades fonoaudiólogicas que preparam os estudantes para o futuro profissional.

O curso também sai na frente com o “Grupo Terapêutico Fonoaudiólogico” que, desde 2017, visa devolver a qualidade de vida aos pacientes com afasia, proveniente de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com a coordenadora do curso, Ana Paula Duca, o conceito representa o trabalho desenvolvido pelo grupo de professores e pelos alunos. “Visamos a formação integral do fonoaudiólogo. Para isto, nossos acadêmicos estão inseridos em diferentes locais propiciando o atendimento à comunidade. Nosso desejo é participar ainda mais, juntamente com os demais profissionais na área, de ações de prevenção e promoção da saúde”, completa.

A Faculdade Ielusc, dentro de seu propósito de oferecer cursos com elevada qualidade, tem obtido notas nos cursos de graduação que atestam este compromisso; assim, colocando-a no topo das instituições com reconhecida excelência no ensino superior.