02 de outubro • 2023

Faculdade tem nova coordenadora de Ação Comunitária e de Responsabilidade Social e Ambiental

 

A mestre em Economia e também coordenadora do Curso de Administração da Faculdade IELUSC, Cíntia Bender, assumiu, no dia 2 de outubro, a Coordenação de Ação Comunitária e de Responsabilidade Social e Ambiental da instituição.

Com experiência de mais de 18 anos como docente do Ensino Superior, sendo 15 deles atuando em cargos relacionados à gestão acadêmica, Cíntia acredita na importância do papel das faculdades/universidades como protagonistas de mudanças do território no qual estão inseridas, em direção a um mundo melhor para as pessoas que nele vivem. “Conhecimento precisa ser partilhado e precisa servir à comunidade. Só há sentido se for assim”, destaca ela.

Segundo ela, o ensino não pode estar dissociado da busca constante por novos conhecimentos (pesquisa) e do uso desses novos conhecimentos em prol de um mundo melhor (extensão). O tripé ensino-pesquisa-extensão beneficia os estudantes e a comunidade. A extensão permite a troca de conhecimentos e experiências, e possibilita a transformação social tão desejada.

“Gosto muito de assumir novos desafios. Este convite vem como uma forma de reconhecimento como profissional, capaz de conduzir um projeto tão importante para a Faculdade IELUSC e a comunidade. Diante deste novo desafio, Cíntia pretende contribuir para o fortalecimento dos projetos de maior abrangência e impacto positivo, assim como para o surgimento de novos projetos interdisciplinares que possibilitem grande impacto socioambiental.

Sem dúvida, Cíntia terá uma relação muito próxima com as coordenações das grandes áreas (Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas), os coordenadores de cursos, professores e estudantes envolvidos nos projetos, assim como a comunidade externa que será impactada pelos mesmos.

“Como coordenadora da ação comunitária e responsabilidade social e ambiental, precisarei me ocupar em garantir que as ações de curricularização da extensão dos cursos continuem tendo a efetividade exigida e atendam à legislação vigente, além de garantir que os estudantes auxiliados pelo programa Universidade Gratuita tenham projetos relevantes para realizarem a contrapartida social necessária”, explica ela. Atualmente, a Faculdade IELUSC conta com vários programas de extensão ligados aos cursos das diferentes áreas e que são muito importantes para a formação dos estudantes.

Entre outras experiências da nova coordenadora Cíntia Bender, vale ressaltar que ela já foi empreendedora e, no momento, integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do INEP/MEC (Ministério da Educação), participando como avaliadora de processos de credenciamento de Instituições de Ensino Superior no Brasil.