

Faculdade tem nova coordenadora da Área da Ciência da Saúde
A doutora em Bioquímica, com pós-doutorado em Farmacologia e Bioquímica, professora Carine de Freitas Milarch, assumiu a Coordenação da Área da Saúde da Faculdade IELUSC no início de abril. Com mais de 220 artigos científicos publicados em revistas científicas relevantes na área, Carine tem como foco o incentivo à pesquisa envolvendo o corpo docente e os acadêmicos da saúde.
“Como coordenadora, meu objetivo principal é de focar na pesquisa, sobretudo, elaborar e submeter projetos na área da saúde para grandes órgãos de fomento como FAPESC, CAPES E CNPq. Queremos angariar recursos financeiros para equipar ainda mais os laboratórios e incentivar as pesquisas de relevância e impacto na saúde”, explica ela, que possui tripla formação em saúde: Biologia, Nutrição e Farmácia.
Entusiasmada com a grande oportunidade e o desafio em assumir a Coordenação da Saúde, Carine comenta que vai atuar para que a Faculdade IELUSC torne-se um Centro Universitário de referência em pesquisas na área da saúde. “Com articulação direta de todos os coordenadores dos cursos de saúde e professores, vou incentivá-los a produzir material científico e, consequentemente, na publicação de artigos. Percebo que temos muitos profissionais capacitados e com potencial de produzir muita pesquisa de qualidade. Por isso, não medirei esforços para alcançar estes objetivos”, expõe a professora do curso de Nutrição.
Segundo ela, a captação de recursos financeiros deve ser através de órgãos públicos e de parcerias com fomentos provenientes de instituições privadas, dependendo assim da abertura dos editais de fomento. Além disso, Carine pretende fazer parcerias com instituições como laboratórios de análises clínicas e hospitais, a fim de desenvolver pesquisas relevantes e com potencial de publicação em revistas científicas de alto impacto.
Atualmente, Carine comemora a renovação do seu projeto de pesquisa renovado pela Faculdade IELUSC. Até o momento, 12 acadêmicos voluntários a procuraram com o desejo de colaborar no campo da pesquisa e ter o tão sonhado nome em artigos científicos. “Sem dúvida, promover a divulgação e a valorização da pesquisa é fundamental para quem pretende atuar neste segmento”, conclui Carine.
Linhas de pesquisa da área da saúde
Saúde coletiva – Voltada às pesquisas e atividades de extensão interdisciplinares concebidas a partir do entendimento de saúde coletiva como um direito humano e uma construção subsidiada pelos conhecimentos de natureza biológica e social. O principal objetivo é investigar problemas de saúde por meio de abordagens epidemiológicas nas diversas fases da vida e contribuir com indicadores para as políticas nacionais de saúde.
Educação e Tecnologia em Saúde – Focada no entendimento de que a educação é considerada uma importante estratégia da promoção da saúde. Atua na prevenção de doenças, subsidiada pelos diversos saberes científicos e do senso comum, possibilitando aos sujeitos envolvidos uma visão crítica, responsável e autônoma frente à saúde. Já a tecnologia em saúde visa o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e processos tecnológicos aplicados à saúde, da mesma maneira que é utilizada no aprimoramento diagnóstico e no manejo terapêutico das diversas patologias e disfunções clínicas. Isso possibilita a integração com os diferentes serviços de saúde da cidade e região.
CURRÍCULO – Carine de Freitas Milarch
Graduada em Ciências Biológicas e Nutrição, pós-graduada em Análises Clínicas; Microbiologia Avançada; Nutrição Clínica e Esportiva; Prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional clínica e esportiva; Mestra e Doutora em Ciências Biológicas (Linha de pesquisa em Fisiologia/bioquímica) e também Doutora em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Possui pós-doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Atualmente, cursa pós-graduação em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também está concluindo os cursos de pós-graduação em Nutrição clínica funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional e Nutrição Materno Infantil pela mesma instituição e pós-graduação em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular, Genética, Biologia celular e tecidual, Fisiologia, Patologia, Parasitologia, Microbiologia e Embriologia e Nutrição.
É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do grupo BOM JESUS IELUSC.