

Faculdade IELUSC é selecionada para programa mundial de treinamento de distúrbios de fala em pacientes com Parkinson
A Faculdade IELUSC foi selecionada para receber o treinamento do programa “SPEAK OUT! & The LOUD Crowd” de 2022, oferecido pelo projeto Parkinson Voice e que tem como objetivo treinar profissionais e estudantes de fonoaudiologia, para atender pacientes com Parkinson. Entidades de 17 países serão beneficiadas pelo programa. No Brasil, apenas o IELUSC foi escolhido para o treinamento.
As professoras e fonoaudiólogas Roxele Ribeiro Lima, doutora em Distúrbios da Comunicação, e Sheila Zampini, especialista em Motricidade Orofacial, inscreveram a Faculdade no programa após um encontro on-line com representantes do projeto. “Escrevemos sobre nossa trajetória como profissionais e o desejo de ajudar pessoas com Parkinson a terem uma melhor projeção vocal e qualidade de vida”, conta Roxele.
As docentes e os graduandos em Fonoaudiologia, que serão selecionados em breve, farão o curso por meio de uma plataforma on-line, com os orientadores do projeto Parkinson Voice. Quem quiser se candidatar precisará ter conhecimento na língua inglesa. A previsão é de que até agosto deste ano todo o processo de estudos, supervisões e provas seja finalizado e, assim, os participantes serão certificados para atuar com o programa na Faculdade IELUSC.
De acordo com a professora Roxele, os acadêmicos que participarem desta formação terão a oportunidade de preservar a fala e a comunicação de indivíduos com Parkinson por meio da terapia fonoaudiológica contínua, do suporte de acompanhamento, da pesquisa, da educação e da conscientização da comunidade, resultando no crescimento profissional.
“Isto é muito gratificante. Não só para nós, fonoaudiólogas, mas para os estudantes de Fonoaudiologia que sairão com formação nesta nova técnica específica. Creio que isto é pensar no crescimento da nossa profissão, no aprendizado e, em especial, na oportunidade de oferecer aos pacientes com Parkinson um tratamento de qualidade”, declara.
Sobre o programa
O programa “SPEAK OUT! & LOUD Crowd” consiste em cerca de 12 sessões de terapia da fala, da voz e da prática diária em casa. Paciente e profissional completam os exercícios de fala, de voz e da parte cognitiva, usando um livro de exercícios especializado, fornecido pelo Parkinson Voice Project para as pessoas com Parkinson.
Após a finalização da terapia, é recomendado uma sessão de acompanhamento com um fonoaudiólogo. Os exercícios são revisados e uma assistência é fornecida para estabelecer uma rotina diária de prática em casa. Posteriormente, há a possibilidade de transição para a terapia em grupo (The LOUD Crowd).
Parkinson
Por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro, a produção do neurotransmissor dopamina é comprometida. A falta ou a diminuição dessa substância afeta os movimentos do corpo, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular e desequilíbrio e, como consequências, alterações na fala, na voz, na mímica facial e na deglutição, além de alterações na habilidade de escrita.
O fonoaudiólogo é o profissional qualificado para modificar a dieta e a forma de se alimentar, minimizando os riscos de broncoaspiração.