18 de março • 2024
Conquistas - Notícias - Nutrição

Excelência dos TCCs da Faculdade IELUSC rende publicações em renomadas revistas científicas brasileiras 

 

A qualidade da produção científica dos acadêmicos da Faculdade IELUSC ganhou reconhecimento nacional neste primeiro trimestre de 2024. Seis Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do curso de Nutrição tiveram seus artigos publicados em importantes revistas científicas brasileiras de Conceito Qualis B2, demonstrando a excelência dos materiais produzidos pelos acadêmicos.

Somente neste mês de março, foram publicados 2 TCCs na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva (RBNE), periódico vinculado ao Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX), sendo uma revista muito importante do segmento de saúde.

O primeiro artigo traz como tema: “Eficácia da suplementação de ácido fosfatídico em indivíduos praticantes de treinamento resistido: revisão sistemática”, defendido em 2023 pelo acadêmico Felipe Marcos da Silva, e pode ser acessado pelo link https://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/2276/1412.

Já o segundo artigo apresenta a temática: “Perfil Nutricional de Praticantes de vela de classe Optimist do Iate Clube de Joinville”, num trabalho defendido há pouco mais de 3 meses pela acadêmica Tainara Moreira de Abreu. O link da publicação do artigo deve ser divulgado em breve.

Esta Revista Brasileira de Nutrição Esportiva (RBNE) é uma publicação bimestral (Conceito Qualis B2), que reúne pesquisas e estudos de cientistas, professores, estudantes e profissionais que lidam com a Nutrição e a suplementação com fundamentação na fisiologia humana no âmbito do esporte, da estética, da educação e da saúde. 

Todos os artigos foram orientados pela professora-adjunta do curso de Nutrição da Faculdade IELUSC, Carine de Freitas Milarch. Ela também é doutora em Bioquímica Toxicológica (UFSM) e pós-doutora em Farmacologia (UFSM e Bioquímica (UFSC).

“Sem dúvida, todos os artigos apresentados são de muito valor para o curso e para a Faculdade IELUSC, uma vez que são indicadores da relevância das pesquisas que têm sido conduzidas e orientadas no curso de Nutrição. Todos os co-autores ou são acadêmicos da Faculdade IELUSC (Nutrição e Enfermagem) ou são egressos, o que fortalece o principal pilar do ensino superior: a pesquisa científica”, destaca a professora doutora Carine de Freitas Milarch.

Mais artigos em destaque

Outros 4 artigos de TCC dos acadêmicos da Faculdade IELUSC também tiveram merecido reconhecimento com a publicação em grandes revistas de repercussão nacional. 

Com o tema “A influência da alimentação e estilo de vida em crises de enxaqueca: uma revisão integrativa”, escrito por Hélen Nadine Budal Arins, ganhou espaço na Revista Saúde.Com, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O artigo pode ser acessado pelo link/; https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/12450/8143.

Outro artigo, que leva o título de “Rhodiola Rosea e seu papel no estresse: uma revisão integrativa”, fruto do TCC defendido pelo egresso Theo de Lima Herberle, com colaboração dos acadêmicos Guilherme Fernando Cordeiro e Helena de Souza Waiczyck foi publicado na Revista REDES. O periódico de iniciação científica organizado anualmente pela Faculdade IELUSC é divulgado sempre no segundo semestre.

A Revista Científica Brazilian Health Review, que se dedica à divulgação de trabalhos originais no campo da saúde, publicou um artigo, fruto do TCC da egressa Maria Eduarda de Souza Moura, com o título: “Efeito preventivo do aleitamento materno exclusivo contra a obesidade infantil: uma revisão integrativa”. Seus co-autores são as acadêmicas: Gabriela Sangalli Schroeder, Larissa Markewitzki e Stefany de Mira Venâncio. O artigo está disponível para leitura no link: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65828.

A egressa do curso de Nutrição, Tainara Luciano da Silva, juntamente com seus colaboradores, as acadêmicas Gabriela Sangalli Schroeder (Enfermagem) e Stefany de Mira Venâncio (Nutrição) conquistaram destaque nas páginas da Revista Brazilian Journal of Development, com o artigo: “Comparação físico-química e avaliação antioxidante de méis de abelhas jataí (Tetragonisca angustula) e africanizada (Apis mellifera L.) produzidos no município de Joinville-SC”. O acesso ao artigo pode ser feito através do link https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/65859.

Novos aceites 

Ainda neste 1º quadrimestre de 2024, a professora Carine está comemorando mais dois artigos científicos de sua autoria aceitos na Revista REDES. Um destes artigos aborda sobre a “Maca Peruana para além de fertilidade: Novas perspectivas de uso da suplementação da maca peruana na fadiga e no estresse” (Edição de Leiaute). O segundo artigo intitulado como “Utilização de modelos didáticos em embriologia humana como metodologia ativa no curso de enfermagem” é em colaboração com o curso de Enfermagem.

Outro destaque neste período foi a publicação de seu artigo, a nível internacional, com o título: “Prejuízo no perfil de ácidos graxos do filé e danos oxidativos em pirarucu, Arapaima gigas, expostos agudamente a temperaturas ambientais extremas”, na revista Comparative Biochemistry and Physiology Part A: Molecular & Integrative Physiology, numa parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), podendo ser acessado pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1095643324000527?via%3Dihub