21 de maio • 2025
Avisos - Cursos - Notícias - Novidades

Estudantes do IELUSC são selecionados para intercâmbio acadêmico em Portugal


Dois estudantes da Faculdade IELUSC foram contemplados pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional e se preparam para viver uma experiência transformadora em Portugal. Thalia Nicolly Eggers, da 3ª fase de Direito, e Gustavo Menin Granado, da 5ª fase de Educação Física, embarcam no segundo semestre de 2025 para o Instituto Universitário da Maia (ISMAI), onde cursarão, respectivamente, Criminologia e Educação Física e Desporto.

Thalia conta que o momento da confirmação foi de pura emoção. “Primeiro eu fiquei apavorada, reli o e-mail várias e várias vezes. Depois foi só felicidade, porque é a realização de um sonho”, compartilha. Essa será sua primeira viagem internacional. “Minha primeira vez e já estou indo para estudar! A expectativa está lá em cima”, completa.

Gustavo também celebrou a conquista. “É algo que busquei e consegui fazer dar certo. Foi uma felicidade muito grande! Depois vem o nervosismo: ver trâmites, documentos, burocracia… Mas deu tudo certo”, relata. Para ele, a vivência promete ser um divisor de águas na carreira. “Vai ser uma virada de chave na minha profissionalização. Quero adquirir novas experiências, tentar algo com pesquisa, sair do meu ciclo habitual. É algo muito transformador que, com certeza, vai valer a pena.”

A coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Faculdade IELUSC, professora Consuelo Serenato Martins, reforça a importância da experiência. “No aspecto acadêmico, ela amplia a visão crítica e estimula competências como autonomia, resiliência e pensamento interdisciplinar. Já no campo profissional, agrega valor ao demonstrar a capacidade de adaptação, trabalho em equipes multiculturais e comunicação em diferentes contextos culturais.”

Para participar do programa, os estudantes precisam cumprir requisitos como: ter pelo menos um ano de curso no IELUSC, bom rendimento acadêmico, estar adimplente com a instituição, passar por entrevista, apresentar cartas de recomendação e declaração de responsabilidade financeira. A seleção final é feita por uma banca multidisciplinar, com base no desempenho acadêmico e nos critérios estabelecidos pelo edital.

Thalia e Gustavo foram selecionados no edital de 2025 e farão sua mobilidade na ISMAI, instituição conveniada com o IELUSC, em Portugal. Como bem resumiu Gustavo: “Vai valer a pena. Vai valer muita pena, com certeza.”