29 de agosto • 2024
Cursos - Notícias - Novidades - Psicologia

Estudantes de Psicologia do IELUSC promovem evento aberto ao público “Psico na Rua”

 

O Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville, ganhou vida na noite desta quarta-feira, 28, com o Psico na Rua. O evento em alusão ao Dia do Psicólogo foi organizado por estudantes do curso de Psicologia da Faculdade IELUSC e encerrou a 39ª Semana Acadêmica de Psicologia, que envolveu atividades em conjunto com diferentes instituições de ensino da cidade.

Com o objetivo de promover uma programação que abrangesse a comunidade local, o Psico na Rua teve como tema central expressões artísticas e culturais como formas de resistência

O encontro, que foi aberto ao público, contou com intervenções e exposições sobre temas importantes, como violência contra a mulher, desigualdade social e a história da psicologia no Brasil, além de apresentações do coletivo SLAM Guara, do grafiteiro Igor Gôri e do Centro Cultural Aruandê Capoeira. Artesãos indígenas Guarani Mbya da aldeia Piraí Tiarajú também estavam presentes expondo e vendendo artesanatos.

Rafael, estudante da 2ª fase de Psicologia do IELUSC, conta que a Semana Acadêmica de Psicologia foi uma rica experiência repleta de aprendizados e reflexões. “Trazer essa visão decolonial é, no mínimo, um dever nosso enquanto psicólogos e futuros psicólogos”, afirma.

A coordenadora do curso, Mariana Datria Shulze, conta que o Psico na Rua surgiu em 2022, com o intuito de levar os aprendizados e diálogos para além dos muros da faculdade. Quanto à integração entre alunos de diferentes instituições durante a Semana Acadêmica, Mariana afirma ser muito importante que haja este entendimento de coletividade. “O dialogar com o outro é uma das nossas principais competências profissionais”, conclui ela.

Além do Psico na Rua, a Semana Acadêmica de Psicologia proporcionou aos estudantes três dias de muita troca de conhecimento, networking, palestras e apresentações culturais.