11 de setembro • 2024
Avisos - Cursos - Direito - Notícias - Novidades - Psicologia

Estudantes de Psicologia do IELUSC criam grupo para mulheres vítimas de violência

 

Neste mês de setembro, o Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas (NIPJ) do IELUSC está promovendo encontros do Grupo Reflexivo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, projeto elaborado e conduzido por estagiários do curso de Psicologia em parceria com estudantes de Direito.

 

O grupo, criado por Roger Rover e Letícia Oliveira, acadêmicos da 10ª fase de Psicologia, tem como objetivo acolher e assistir mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial; orientando-as sobre seus direitos e oferecendo suporte emocional e psicológico. Os encontros acontecem às segundas-feiras, a partir das 18h30, no NIPJ, localizado no Campus Centro.

 

A expectativa dos idealizadores é que o projeto possa contribuir para a construção da autonomia dessas mulheres, bem como promover a garantia de direitos delas, visando facilitar a identificação e prevenção. Além disso, os encontros são uma oportunidade para que as participantes possam criar uma rede de apoio entre mulheres que passam por situações similares, podendo assim desenvolver estratégias de enfrentamento e planejamento de futuro.

 

Para a professora e orientadora do projeto, Luana Tainá Mesquita Costa, iniciativas como esta no ambiente acadêmico são fundamentais, pois conectam o conhecimento à prática social, impactando diretamente na comunidade local e desenvolvendo futuros profissionais capacitados para lidar com questões delicadas e de grande relevância. “Além disso, a faculdade cumpre seu papel de responsabilidade social ao democratizar o acesso a serviços de caráter jurídico e psicológico”, conclui ela.

 

Os próximos encontros acontecerão nos dias 16, 23 e 30 de setembro, das 18h30 às 20h, no NIPJ, localizado no Campus Centro (Rua Princesa Isabel, 438). As interessadas poderão comparecer aos encontros ou entrar em contato através do telefone: (47) 3026-8028, nas segundas-feiras, das 14h às 22h, e nas quintas-feiras, das 14h às 18h.

 

Além do Grupo Reflexivo, o NIPJ tem como objetivo prestar serviços gratuitos de caráter Jurídico e Psicológico a toda população.