29 de novembro • 2021
Cursos - Enfermagem - Novidades

Egressas do curso de Enfermagem publicam artigo em revista científica

 

As egressas Isabela Soter Corrêa e Fernanda Gallina, do curso de Enfermagem, publicaram um artigo referente à pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado na Faculdade IELUSC, com orientação da professora Dra. Lidiane Ferreira Schultz. A análise aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a prática da puericultura pelos enfermeiros da atenção básica.

“A atuação dos profissionais de enfermagem e da equipe multidisciplinar de atenção à criança, na Estratégia Saúde da Família (ESF), é fundamental para a triagem e a identificação dos sinais de autismo precocemente, tendo em vista que muitas crianças são diagnosticadas apenas quando atingem idade escolar”, explica Isabela Soter.

O artigo intitulado “Indicadores para triagem do transtorno do espectro autista e sua aplicabilidade na consulta de puericultura: conhecimento das enfermeiras” foi aceito na Revista de Atenção Primária à Saúde (APS), que é uma publicação científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Rede de Educação Popular e Saúde (REDEPOP).

De acordo com a autora, o instrumento de triagem chamado Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) também foi apresentado às profissionais que participaram da pesquisa como um facilitador no reconhecimento de sinais que indicam possíveis alterações nas crianças. “Os resultados da pesquisa apontaram que as enfermeiras conseguem identificar os sinais de alterações no desenvolvimento infantil em suas consultas de puericultura. Porém, relatam dificuldades para conceituar o autismo e desconhecem os instrumentos de triagem precoce para o TEA.”

Atualmente, o tema também está em pauta na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) por meio do projeto de lei nº 64/2021. O artigo das egressas e da docente da Faculdade IELUSC pode ser acessado on-line, clicando aqui.