19 de fevereiro • 2021

Egressas de Fonoaudiologia do IELUSC conquistam os primeiros lugares em programas de Residência Multiprofissional

 

 

As fonoaudiólogas Thailine Vivian de Souza e Jaqueline de Souza Fernandes, egressas do curso de Fonoaudiologia da Faculdade IELUSC, conquistaram os primeiros lugares em quatro programas de Residência Multiprofissional em Saúde.

A fonoaudióloga Thailine foi aprovada em três programas: Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Luterana do Brasil (Coremu/Ulbra); Residência em Área Profissional da Saúde, modalidades Multiprofissional e Uniprofissional, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – COREMU/SES-GO e; Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde – COREMU/UFG-GO – área de concentração: terapia intensiva.

A escolhida por Thailine foi a Residência da UFG-GO. “Durante a graduação me encontrei na área da fonoaudiologia hospitalar. Por este motivo, tinha o desejo de estar em um grande centro de referência hospitalar e acadêmico”, explica a egressa. A preparação para as provas começou em 2020 e os programas de seis cidades do país estavam na lista de Thailine e do esposo, que é biomédico. A escolha em seguir pela Residência ocorreu também pelas amplas oportunidades de estudo e trabalho proporcionado pelo programa.

A fonoaudióloga Jaqueline Souza Fernandes foi aprovada no programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville. “O interesse em realizar a residência surgiu durante os estágios curriculares da graduação, principalmente na disciplina de neonatologia na qual fiquei encantada com os aprendizados transmitidos”, conta. Outro motivo que levou Jaqueline para o programa foi a oportunidade de vivenciar a prática profissional no ambiente hospitalar e favorecer a inserção da fonoaudiologia. “Tenho certeza que vou crescer profissionalmente e pessoalmente, transmitindo a importância de fonoaudiologia no mundo”, conclui.

Fonoaudiologia no IELUSC

Pioneiro na região de Joinville, o curso conta com uma infraestrutura completa de laboratórios, salas de aula e com uma clínica-escola que atende gratuitamente à comunidade. Os professores, em sua maioria mestres e doutores, têm ampla experiência e vivência prática do mercado, bem como na pesquisa.

A clínica-escola oferece avaliação auditiva infantil e adulta e fonoterapia para todas as idades. O espaço é a oportunidade para os acadêmicos vivenciarem a prática profissional. Ao longo do curso são diversos estágios curriculares supervisionados em diferentes campos de atuação e nas diferentes especialidades fonoaudiológicas que preparam os estudantes para o futuro profissional.