10 de dezembro • 2020

Egressa recebe prêmio Adjori/SC de Jornalismo

 

A jornalista Mariana Costa, egressa da Faculdade IELUSC, é a vencedora do 21º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo na categoria Acadêmica – trabalho de graduação, por sua monografia “Siga o fio: uma análise das threads do jornal Folha de São Paulo no Twitter”. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (9), em solenidade on-line apresentada pelo jornalista Mário Motta.

A pesquisa de Mariana foi orientada pela professora Dra. Lívia Vieira e teve como objetivo analisar as narrativas de uma seleção de threads identificando uma nova forma de informar. “Para fazer a análise utilizei a metodologia Análise Pragmática da Narrativa Jornalística de Motta. Selecionei 14 threads e identifiquei que essas sequências servem para preencher lacunas de desinformação, já que as matérias são muito fragmentadas. Isso significa que a thread possibilita colocar em ordem cronológica várias matérias que foram publicadas separadamente para apresentar ao público uma narrativa mais linear”, explica a jornalista. A ferramenta da thread, que significa fio em inglês, é um fio conectando os tuítes, levando o usuário-leitor nessa sequência de informação.

Em setembro o projeto experimental de Mariana e da jornalista Liandra Tank, também egressa da Faculdade IELUSC, foi finalista no Expocom Sul. O livro-reportagem “Gerações religiosas: apropriação do Evangelho em Joinville” concorreu na modalidade Comunicação e Inovação. “Foi muito especial ter participado dos dois prêmios, pois esses trabalhos foram os mais importantes que produzi durante a graduação. Fico orgulhosa por ter produzido conteúdos relevantes para a área”.  

Prêmio Adjori

Neste ano, a premiação recebeu a inscrição de mais de 300 trabalhos, que foram analisados por quatro diferentes comissões julgadoras. A Faculdade IELUSC foi a IES com maior número de trabalhos inscritos na categoria Acadêmica. Também foram finalistas do prêmio os egressos André Lima, Liandra Tank e Helena Bosse Mendes de Souza.