17 de maio • 2024
Direito - Eventos - Notícias

Docente e acadêmicos do IELUSC apresentam trabalhos de pesquisa no maior evento jurídico gratuito do Brasil e da América Latina

 

Seis acadêmicos e uma professora do Curso de Direito da Faculdade IELUSC apresentaram, nesta semana, seus trabalhos de pesquisa durante o 18º Congresso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerado o maior evento jurídico gratuito do Brasil e da América Latina. O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos da universidade, em Florianópolis.

O grupo do IELUSC submeteu os projetos de pesquisa ao edital do Congresso e recebeu a aprovação para apresentar os trabalhos na Mostra de Pesquisa. Este evento foi uma grande oportunidade de aprendizado sobre o cenário jurídico atual, por meio de palestras, debates e apresentações. Divididos em salas, os participantes expuseram quatro trabalhos científicos e debateram sobre os casos que envolvem a questão jurídica.

As acadêmicas Isabela Pieper e Valentina Tanner apresentaram o tema: “Direito à saúde mental no sistema penitenciário catarinense: entre números e práticas”. Já o estudante Douglas Mizael Maximiano abordou a questão dos “Imigrantes haitianos em Joinville/SC: direito à inclusão laboral e políticas públicas na cidade”, que tem também como autora a acadêmica Diana Santana. 

Para destacar o tema “Território indígena do povo guarani Mbya Kuery nos municípios de Joinville e Araquari: disputas políticas e jurídicas sob demarcação”, foram convidados os acadêmicos Camile Lopes de Oliveira e Tiago Koprowski da Silva. 

A quarta apresentação foi feita pela docente Marja Mangili Laurindo e o acadêmico Arnon Munhóz Schütz dos Santos que tiveram a oportunidade de abordar o tema sobre “Os entraves da legalização da união homoafetiva no Brasil: análise de discurso dos fundamentos do Projeto de Lei 5.167/2009 e seus desdobramentos.”

“Este tipo de evento é muito importante porque ganhamos visibilidade, tanto para a UFSC como para outras instituições educacionais que participaram do congresso. É uma ótima oportunidade para fomentar a pesquisa, projetar o curso de Direito, estimular o crescimento acadêmico e ainda interagir com outras produções científicas”, explica a docente Marja Mangili Laurindo.

Os trabalhos expostos pelos integrantes da Faculdade IELUSC foram bastantes elogiados por todos, principalmente porque a maioria dos acadêmicos frequentam a 1ª e 3ª fases do curso. “O que também chamou a atenção foi a produção deste nosso grupo, tanto por serem jovens recém-chegados ao Ensino Superior quanto pela profundidade e importância dos assuntos abordados. Os estudantes trabalharam com dados qualitativos e quantitativos sobre questões jurídicas atuais que afetam a comunidade local e nacional, e receberam forte incentivo a continuar desenvolvendo pesquisa nos tópicos abordados”, argumenta a professora.

Organizado pelos estudantes do curso de Direito, o 18º Congresso de Direito da UFSC contou com a participação de diversos juristas de renome nacional, contando com uma pluralidade de áreas envolvidas, como Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico.

“Como estudante da 1ª fase do curso de Direito do IELUSC, esse evento proporcionou uma visão mais ampla acerca da pesquisa e extensão, gerando uma nova perspectiva, bem como entusiasmo para desenvolver novos projetos no decorrer do curso”, relata a estudante Camile Lopes de Oliveira

Ela conta que várias discussões foram geradas a partir das apresentações, o que mostra um grande impacto dos temas levantados pelos congressistas. O assunto também despertou o interesse dos demais acadêmicos da instituição participantes do evento.

“As apresentações escolhidas tinham temas relevantes para o debate atual, com o uso da interdisciplinaridade com outros cursos, levando-nos a pensar para além dos temas discutidos em sala. Desta maneira, congressos como estes contribuem para o nosso crescimento como profissionais, de maneira integral”, pontua Camile. 

Vale ressaltar que esses trabalhos apresentados referem-se à continuidade de desenvolvimento e ampliação da pesquisa no curso de Direito do IELUSC.

 

   

Continuidade das pesquisas

Recentemente as acadêmicas Maria Luisa Estevam e Luiza Nunes (ambas da 3ª fase) participaram do evento “História do Direito das Mulheres”, que aconteceu na UFSC, no mês de abril deste ano.

Elas foram selecionadas para apresentar o trabalho intitulado “Deus, Pátria e Família: Democracia e Legitimidade da Ditadura Militar nos Discursos das Mulheres da União Cívica Feminina de Joinville (1964-1966)”. O trabalho foi muito elogiado pela banca de avaliação do evento, que ressaltou o viés inovador da pesquisa. “Acreditamos que esta conquista não só enriqueceu a formação acadêmica das alunas, mas também contribuiu para a divulgação do potencial de pesquisa jurídica crítica de nossa instituição, ampliando a produção científica regional com foco na qualidade”, expõe a docente Marja Mangili Laurindo.