10 de dezembro • 2020

Docente do IELUSC é premiada no 28º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

 

 

A professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade IELUSC, Vanessa Bohn, recebeu o prêmio de Menção Honrosa no 28º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, pelo trabalho “EchoScan: um sistema objetivo para avaliar a fadiga auditiva”.

A docente é mestranda na Universidade Tuiuti do Paraná e orientada pela Dra. Adriana Bender Moreira de Lacerda, que também é professora na Universidade de Montreal, no Canadá. A pesquisa é parte do trabalho de mestrado de Vanessa e teve como objetivo verificar a aplicabilidade do sistema EchoScan, desenvolvido por pesquisadores da França, para avaliar a fadiga auditiva em trabalhadores expostos a ruídos e solventes.

A professora Vanessa explica que a fadiga auditiva é uma alteração temporária na audição de pessoas expostas a agentes ortoagressivos. “Este trabalho é um dos primeiros no mundo desenvolvidos em seres humanos com esse equipamento. O objetivo foi rastrear sinais precoces dessas alterações auditivas em trabalhadores expostos aos agentes, possibilitando a identificação de indivíduos mais suscetíveis para o desenvolvimento de alterações auditivas, a fim de viabilizar ações que evitem alterações permanentes”, conta.

Parte da coleta de dados foi realizada no Laboratório de Audiologia da Faculdade IELUSC. O trabalho teve a colaboração de pesquisadores da Faculdade IELUSC, da Universidade Tuiuti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da National Institute for Ocuupational Safety and Health (NIOSH-USA) e da Universidade de Montreal (Canadá).

Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

Em sua 28ª edição, o Congresso tem o propósito de entrar para a história da Fonoaudiologia sendo o principal evento da América Latina, promovendo palestras para o desenvolvimento do fonoaudiólogo de todos os perfis de formação e dos  mais diferentes níveis de aprendizado.