23 de março • 2021

Docente do curso de Fonoaudiologia representa o Brasil em estudo internacional

 

A professora Dra. Roxele Ribeiro Lima, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade IELUSC, representa o Brasil no estudo internacional do grupo Rehabilitation and recovery of peopLE with Aphasia after StrokE (RELEASE) e recentemente publicou um artigo em conjunto com o grupo na Revista Stroke, uma das mais relevantes do mundo.

O grupo RELEASE é composto por mais de 60 pesquisadores de 28 países que estudam afasia. O artigo explica os fatores associados à recuperação da linguagem. A intervenção precoce para afasia pós-AVC é crucial para maximizar a recuperação dos vários domínios da linguagem, como: habilidade de linguagem geral, compreensão auditiva, nomeação, leitura, escrita e comunicação funcional. 

A professora Roxele contribui com as pesquisas no grupo desde 2016. “Fico extremamente honrada por contribuir de alguma forma com o RELEASE que realiza pesquisas de grande peso e valor para a academia científica. Participar deste grupo de pesquisadores é de grande relevância para aprofundar meu conhecimento sobre afasia e estreitar laços com grandes pesquisadores da área”, conta. 

Recentemente a professora foi convidada a integrar o Comitê de Afasia IALP: Associação Internacional de Ciência e Desordem da Comunicação. A IALP reúne cientistas de diversos países e objetiva promover a colaboração de profissionais interessados nos estudos de distúrbio da fala, voz e audiologia. 

Roxele é Doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Na Faculdade IELUSC atua nas disciplinas de Motricidade Orofacial, Fala e Fonoaudiologia Hospitalar, bem como nos estágios de triagem fonoaudiológica, motricidade orofacial e fala.