

Docente da Faculdade IELUSC apresenta seus estudos de Doutorado em evento nacional
A professora de Psicologia da Faculdade IELUSC, Emanuely Zelir Pereira da Silva, foi uma das palestrantes convidadas do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC) que aconteceu recentemente na cidade de Natal (RN). A docente abordou o tema: “Programa de Cessação do Tabagismo na Modalidade Grupal On-line”, fruto do processo de desenvolvimento de sua tese de Doutorado.
Juntamente com outras três profissionais, Emanuely abordou o assunto na Mesa Redonda com o tópico “Protocolos de psicoeducação para adolescentes e adultos entregues nas modalidades presencial e on-line baseados na terapia cognitiva comportamental.” Este evento, considerado um dos encontros mais importantes da área, apresentou as recentes inovações e debates sobre o dia a dia do profissional terapeuta.
Na opinião de Emanuely, participar deste congresso e ter o trabalho aprovado é muito valioso para quem trabalha na área de pesquisa, como professora universitária. “Estar ali nesta mesa redonda é muito importante e gratificante porque estou propagando um trabalho, ou seja, um estudo fruto do meu doutorado que estou concluindo no mês de agosto”, destaca a professora. Ela comenta que sua explanação foi um momento ímpar que possibilitou a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área.
Em sua tese de Doutorado, abordada durante o evento, a docente expõe as formas de trabalhar com programas de saúde na modalidade grupal on-line. Além disso, ela adaptou o Programa de Cessação do Tabagismo, preconizado pelo INCA e Ministério da Saúde, para modalidade grupal on-line. Inclusive, a Emanuely possui um artigo publicado explicando como foi esse processo.
Durante quatro dias, o evento organizado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) reuniu profissionais brasileiros e do exterior e também estudantes da área de saúde mental. O objetivo principal foi de divulgar a pesquisa, o ensino, a supervisão, a prevenção e a intervenção na área de Terapias Cognitivas, que busca compreender a forma como os indivíduos interpretam o seu arredor e como reagem a isso.
Minicurrículo
Emanuely Zelir Pereira da Silva é Doutoranda e Mestre em Psicologia pela UFSC. Possui graduação em Psicologia e especialização em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Instituto Catarinense de Terapias Cognitivas (ICTC).
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Pesquisa em Psicologia Social e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, aposentadoria e problemas societários. Além disso, possui experiência na área clínica.