28 de setembro • 2023

Diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Aires, participa do Fórum Nacional do Ensino Superior Privado, em São Paulo

O diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Aires, está participando nesta quinta (28) e sexta-feira (29), do 25º Fórum Nacional do Ensino Superior Privado (FNESP) na cidade de São Paulo (SP). Com o tema “Ressignificar é preciso, Reconstruir é urgente: Um movimento 180º para resgatar o valor da educação”, o evento conta com palestras de renomados especialistas do setor apontando ações concretas para um redesenho das instituições e uma ressignificação do ensino superior.

Na opinião do diretor Paulo Aires, o evento é importante porque encontram-se neste ambiente muitos reitores, gestores, educadores, autoridades, Ministro da Educação, lideranças da regulação do Ensino Superior no país, presidente do Conselho Nacional de Educação, entre outras autoridades. 

“São lideranças que têm a temática da educação no seu dia a dia como compromisso de trabalho. Neste evento, estamos discutindo o fortalecimento da trajetória do Ensino Superior no país, sua qualidade e os desafios tanto desde a Educação Básica até o Ensino Superior, modelos de outros países, entre outros temas relevantes da educação”, destaca o diretor da Faculdade IELUSC. 

Ele ressalta que o Fórum Nacional é um evento inspirador que podem surgir muitas novas ideias, possibilidades e alternativas e caminhos para a faculdade IELUSC.

O 25º FNESP é o espaço ideal para que as IES reflitam sobre alguns temas-chave para a evolução do ensino superior: modelo acadêmico flexível; ensino x pesquisa; sucesso dos estudantes; capacitação dos docentes; redesenho dos currículos; vínculo mais forte entre IES e setor produtivo; fortalecimento das redes de cooperação; um novo calendário acadêmico; etc.

Ao completar 25 anos de história neste ano, o FNESP consolida-se como o maior fórum sobre o ensino superior da América Latina. Em 1999, na virada do milênio, o evento nasceu apontando os anos 2000 como a década da Transformação Educacional. 

De lá para cá, foram centenas de palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais que adiantaram tendências para os milhares de participantes do fórum e apresentaram temas relevantes sobre educação superior, com dados, informações e insights preciosos sobre aprendizagem, metodologias ativas, gestão educacional, políticas públicas, empregabilidade, profissões do futuro, inovação acadêmica, transformação digital, entre outros assuntos que marcaram a revolução do setor nesses últimos 25 anos.

Entre os palestrantes está o filósofo Mário Sérgio Cortella, falando sobre cenários turbulentos e mudanças velozes.; além de Sanjay Sarma, diretor do Lab J_WEL, do MIT, promete apresentar uma série de novas ideias para as IES. Especialistas também discutirão tópicos relacionados à tecnologia, políticas públicas, currículo humanizado e muito mais.

Diretor Paulo Aires com o Ministro da Educação, Camilo Santana