12 de janeiro • 2021

Da banca para a Brazilian Journal of Development

 

 

Dias após receber a nota máxima da banca avaliadora pelo Trabalho de Conclusão de Curso, a egressa do curso de Nutrição da Faculdade Ielusc, Bruna Maria Gonçalves, recebeu outra boa notícia: a aprovação do seu artigo científico na Revista Brazil Journal of Developement. O artigo intitulado “Hábitos relacionados à higiene alimentar em tempos de COVID-19: uma pesquisa com estudantes de uma instituição de ensino privada de Joinville (SC)” tem coautoria e orientação da professora Ma. Sônia dos Santos Toriani.

O estudo observou as mudanças nos hábitos de higiene da população com os alimentos e as embalagens durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes entre 18 e 59 anos e apresentou aumento significativo nas boas práticas de higiene voltadas à alimentação. “É importante enfatizar que as orientações não são apenas para o momento de pandemia, mas são práticas que devem continuar presentes contribuindo para a proteção contra as doenças transmitidas por alimentos (DTA)”, enfatiza a récem-formada.

O projeto de pesquisa de Bruna era sobre outra temática em 2019, mas com a pandemia e as mudanças na sociedade a egressa também resolveu mudar o tema e estudar a COVID-19. “A professora Sônia foi incrível desde o início da nossa parceria neste projeto, tenho muito orgulho de publicar um artigo com a colaboração dela. Os professores Ma. Izabel Bousfield e Me. Juliano Turmina foram essenciais desde a pré-branca, sem dúvida a nota máxima foi reflexo de toda a orientação que recebi destes três mestres”,  conta. A previsão é que o artigo seja publicado nas próximas edições da revista.

Brazilian Journal of Development

O Brazilian Journal of Development (BJD) tem classificação Qualis B2, publicações que abrigam periódicos de excelência Nacional.  O BJD é uma publicação mensal cujo objetivo é difundir o conhecimento na área do desenvolvimento por meio de publicação de artigos científicos, que apresentem contribuições originais, tanto de natureza empírica quanto teórica. 

O BJD é parceiro da Faculdade de Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), assim como da Faculdade ISEPE.