18 de setembro • 2024
Notícias

Cursos técnicos recebem autorização para funcionamento durante XII Encontro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina com os Conselhos Municipais de Educação do Estado

 

Nesta quarta-feira, 18, foi realizada uma sessão plenária descentralizada durante o XII Encontro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) com os Conselhos Municipais de Educação do Estado, que ocorreu no Campus Saguaçu, do Grupo BOM JESUS IELUSC, em Joinville.

Promovido por uma parceria entre o Grupo BOM JESUS IELUSC e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o evento reuniu representantes de destaque do setor educacional. Dentre os presentes  estavam o presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, professor Osvaldir Ramos; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Palova Santos Balzer; a Coordenadora Regional de Educação de Joinville, Sônia Paul; o Conselheiro Cláudio Luiz Orço, Coordenador da UNCME – Santa Catarina; a Conselheira Patrícia Lueders, Secretaria Adjunta de Educação, representando o Secretário de Educação, Aristides Cimadon e o Governador do Estado, Jorginho Mello;  o Diretor Geral do Grupo BOM JESUS IELUSC, Professor Me. Silvio Iung; e o Diretor da Faculdade IELUSC, Me. Paulo Aires.

Osvaldir Ramos explicou que o principal objetivo do encontro é fortalecer a interação entre o Conselho Estadual de Educação com os conselhos e secretarias municipais . “Essa integração tem proporcionado um avanço muito grande ao nosso Estado como um todo”, destaca. Entre as pautas aprovadas, destacam-se a autorização para o funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio em Prótese Dentária, da Escola Técnica Estácio de Sá, de São José; e a autorização do Curso Técnico de Nível Médio em Segurança Cibernética, em caráter experimental, ofertado pelo Colégio SATC, de Criciúma.

Durante o evento também foram apresentadas duas importantes resoluções: nº 100/2016, que estabelece as normas para a Educação Especial no Sistema Estadual de Educação, e a nº 10/2022, que regula os estabelecimentos de ensino de Educação Básica e suas modalidades . As resoluções foram analisadas, promovendo um estudo aprofundado para possíveis atualizações, visando a melhoria e a adaptação do sistema educacional às novas demandas da sociedade. A programação contou ainda com a palestra “O que se espera de uma escola humana e criativa?”, ministrada pela professora Sabrina Lermen, que incluiu uma imersão focada na saúde mental de professores e alunos.

Em hiatos desde 2019, por conta da pandemia, a 12ª edição do evento marca o retorno dos encontros anuais. Sobre Joinville ser a cidade escolhida para sediar esta retomada, Ramos afirma ter sido uma decisão natural devido ao ótimo histórico educacional do município. “Tanto Joinville quanto o Colégio BONJA são inspirações e referências em educação”, garante o presidente.