14 de novembro • 2023

Curso de Jornalismo da Faculdade IELUSC conquista Nota 4 no ENADE

 

No ano em que o Curso de Jornalismo da Faculdade IELUSC completa 25 anos de implantação, a graduação comemora mais uma conquista: Nota 4 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avalia a qualidade dos cursos e instituições de Educação Superior. A prova é destinada aos acadêmicos concluintes.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Marília Crispi de Moraes, o ótimo resultado obtido pelo ENADE é reflexo do comprometimento tanto dos professores como dos acadêmicos em busca da excelência constante na formação teórica, humanística e técnica. 

“Ao longo destes 25 anos, a Faculdade IELUSC forma jornalistas comprometidos com a ética e com a missão de promover o direito do cidadão à informação de qualidade, isso se reflete neste bom resultado do ENADE”, destaca a coordenadora. 

Ela comenta que a matriz curricular equilibra o aporte teórico e prático para os acadêmicos. O aluno começa a colocar em prática o jornalismo desde os primeiros meses de faculdade.

Diante de tantas habilidades necessárias para que um profissional seja multitarefas, a Faculdade IELUSC acompanha essa realidade do mercado jornalístico, em que o especialista de mídia exerce várias funções. “Focando neste profissional, procuramos dar ênfase para que o acadêmico tenha essas habilidades, seja com texto, áudio, digital ou vídeo. Tudo isso para que ele exerça as diversas carreiras que o jornalismo proporciona. O jornalismo mudou muito ao longo dos anos, sem perder a essência de bem informar. Buscamos sempre deixar este jornalista apto a trabalhar nos mais diversos campos de atuação”, argumenta Marília.  

O jornalista atua em áreas que até pouco tempo não existiam, como, por exemplo, as agências de checagem de notícias, especializadas em verificar a veracidade da informação devido ao problema das fake news.

Entre os diferenciais oferecidos pelo curso de Jornalismo estão os estúdios profissionais de rádio e de televisão, onde os estudantes praticam suas produções audiovisuais. Para as aulas de fotografia, os estudantes utilizam equipamentos e câmeras da instituição. Vivenciar a produção de um jornal impresso e digital é outra experiência que os acadêmicos realizam ao longo do curso. Por fim, as visitas técnicas aos veículos de comunicação da região permitem conhecer de perto os locais de trabalho, como emissoras de televisão, rádios e agências de comunicação, fazendo com que os estudantes tenham contato direto com os veículos de mídia.