

Curso de Direito do IELUSC lança livro com perspectivas inovadoras e abordagem multidisciplinar
A noite desta quarta-feira (10) foi de celebração no Campus Saguaçu, da Faculdade IELUSC. Os acadêmicos da 3ª e 5ª fase do curso de Direito lançaram nada mais que um livro, intitulado “Direito, Economia, Novas Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável: uma Abordagem Multidisciplinar”.
A obra é composta por 24 artigos, com temas que interligam direito, economia, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável, e que refletem a diversidade e pluralidade de perspectivas em questões extremamente atuais e importantes.
Coordenado pela professora Mariana Mostagi Aranda, Mestra em Direito, Sociedade e Tecnologia, o projeto contou com a orientação dos professores Albano Francisco Schmidt, Doutor em Patrimônio Cultural e Sociedade; Daniel Wolf, Mestre em Filosofia; Emerson G. Andrade Tchorney, Especialista em Direito Processual Civil; Helena Liebl, Mestra em Ciência Jurídica e em Direito Ambiental e Sustentabilidade; Rogério Marques da Silva, Especialista em Direito Administrativo e em Administração Pública; e Sibila Stahlke Prado, Mestra em Direito, Sociedade e Tecnologia.
A ideia surgiu após uma palestra do Procurador do Estado de Santa Catarina Eliézer Guedes de Oliveira Junior, que também é fundador da editora joinvilense especializada em obras jurídicas GuedesJus, responsável pela publicação do livro. “O interesse dos alunos pela pesquisa fez com que ele [Eliézer] nos presenteasse com a publicação, a fim de que mais pessoas tivessem acesso, independentemente da condição financeira”, conta Aranda, organizadora do projeto.
Orgulhosa, a coordenadora do curso de Direito, a mestra em Ciência Jurídica Maria de Lourdes Bello Zimath, destacou o “ineditismo” do feito realizado pelos estudantes. “Temas recorrentes, mas com perspectivas ressignificadas, e outros, com toque vanguardista se integram aos textos para nos brindarem com suas ideias”, enfatizou ela durante seu discurso.
Legado para o curso de Direito
Durante o evento, os estudantes também subiram ao palco, onde tiveram de 2 a 5 minutos para apresentar os temas de seus artigos. Douglas Maximiano, estudante e Presidente do Centro Acadêmico de Direito IELUSC (CADI), relatou estar realizado com o lançamento. “Minha primeira reação à proposta do projeto foi a ideia de deixar um legado. Foi um processo difícil, conciliar as provas e trabalhos com as pesquisas para os artigos, mas o resultado que fica é de muito aprendizado.”
O Diretor de Ensino Superior da Faculdade IELUSC, Paulo Renato Manetzeder Aires, afirmou se tratar de um momento singular em seus 40 anos de experiência trabalhando com educação e destacou o fato de um projeto de tal magnitude ter sido feito por estudantes ainda em anos iniciais em um curso que sequer teve sua primeira turma graduada. “Uma obra com qualidade que representa a força e o comprometimento do curso de Direito da Faculdade IELUSC”, concluiu ele.
Com sua primeira turma caminhando para se formar este ano, o curso de Direito já é reconhecido com nota 5 pelo MEC, em avaliação feita em 2020, provando a qualidade do ensino superior do IELUSC, que se destaca pela formação de profissionais altamente qualificados.
Além do diretor, também estavam presentes o Diretor Geral do BOM JESUS IELUSC, Silvio Iung, familiares e convidados, que puderam prestigiar o momento.