12 de março • 2021

Comunicado oficial – 12 de março de 2021

 

No dia 25 de fevereiro a Faculdade IELUSC anunciou a suspensão das aulas presenciais, durante o período de 1º a 12 de março, ocasião em que se percebia com absoluta clareza, o recrudescimento da crise epidemiológica no estado de SC.

Nos dias que se seguiram ao anúncio, novos e expressivos fatos foram amplamente divulgados pela imprensa. E, neste momento, os boletins epidemiológicos municipais não demonstram diminuição no índice de contágio e no número de mortes ou ampliação da quantidade de leitos de UTI disponíveis. Pelo contrário, os dados apontam para a ampliação da gravidade dos problemas que enfrentamos.

Assim sendo, zelando pela segurança dos estudantes, docentes, colaboradores e familiares, a Faculdade IELUSC informa a manutenção das atividades no modelo remoto para a próxima semana, a contar de 15 de março até 20 de março de 2021.   Os estágios permanecem inalterados, ou seja, serão oferecidos presencialmente, assim como as atividades teórico- práticas do curso de Enfermagem.

Importante: apenas os calouros serão recebidos na semana de 15 a 20 de março, presencialmente. Os estudantes da primeira fase que não puderem comparecer, deverão participar no modelo remoto. O link será encaminhado pelas coordenações de curso.

Reforçamos nosso monitoramento no contexto da pandemia. As aulas presenciais serão retomadas, conforme a evolução do cenário em nossa cidade. Pedimos ainda a compreensão de todos, especialmente quanto a aparente contradição em manter a escola aberta e fechar a Faculdade. Lembramos que a faixa etária do professor do Ensino Superior é ligeiramente maior aos daqueles colegas com exclusiva atuação na Educação Básica. Além disso, estudos apontam que crianças estão menos suscetíveis ao vírus e que adultos jovens estão sendo mais contaminados por esta nova CEPA, que inclusive já foi constatada em nossa cidade.

Especificamente, no aparente descompasso, para a semana que se inicia quanto ao modelo de aulas para calouros e veteranos cabe lembrar que “a justa medida da igualdade é tratar os diferentes na medida da sua desigualdade”, ou seja, os calouros precisam de auxílio, especialmente, nos primeiros dias.

 

Retrospectiva de ações que levaram a nossa decisão:

– o patamar de morte dia no Brasil, por Covid -19, passou dos 2.000 (em 10/03 foi de 2.349);

– inexistência de leitos de UTI disponíveis por todo o estado de SC, inclusive com remoções para o estado do Espírito Santo;

– em 26 de fevereiro, o Secretário Estadual de Saúde de SC, Sr. André Motta Ribeiro, afirmou que o estado havia entrado em colapso;

– no dia 1º de março, o Secretário Estadual de Saúde de SC, Sr. André Motta Ribeiro, pede ajuda à Comissão da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, para conter a pandemia da Covid -19;

– em 7 de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville sugeriu o lockdown por 7 dias, como forma de combater a pandemia;

– no dia 8 de março, o Prefeito Sr. Adriano Bornschein Silva grava vídeo anunciando que a cidade estava na eminência de um colapso e apelava por ajuda da comunidade;

– no dia 9 de março, a Prefeitura publica o Decreto Nº 41.414 que estabelece novas medidas para o combate à pandemia;

– no dia 10 de março, o governo do estado de SC publica o Decreto nº 1.200, que dispõe sobre medidas de enfrentamento da Covid -19;

– no dia 10 de março, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entrou na justiça para pedir que as medidas restritivas adotadas nos finais de semana pelo Estado sejam estendidas por 14 dias contínuos.

Para além do acima exposto, há ainda condições objetivas que foram consideradas, como o toque de recolher a partir das 22h e a precária oferta do transporte coletivo, sobretudo à noite.

Por fim, comunicamos que semanalmente, sempre às sextas–feiras, a Faculdade IELUSC irá informar e atualizar sobre a condição da pandemia em nossa cidade e os desdobramentos correspondentes, sobretudo, em relação às aulas.

Seguimos juntos!

 

Joinville, 12/03/21.

Paulo Renato Manetzeder Aires
Diretor da Faculdade IELUSC