29 de outubro • 2020

Artigo de egressos da Faculdade IELUSC é aceito na Revista Baiana de Enfermagem

 

 

O artigo produzido pelos enfermeiros Bruno Mittang e Gabrieli Stigler, egressos do curso de Enfermagem da Faculdade IELUSC, foi aprovado na Revista Baiana de Enfermagem. O artigo intitulado “Cateter central de inserção periférica em recém-nascidos: fatores de retirada” é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos egressos e tem coautoria e orientação da professora do curso de Enfermagem Ma. Lidiane Ferreira Schultz e da pesquisadora independente Dra. Caroline Kroll.

O estudo identifica os principais fatores de retirada do cateter central em unidades de terapia intensiva neonatal e verifica a associação de variáveis do recém-nascido e do cateter na retirada. A pesquisa teve a participação de 736 bebês e foi realizada de forma retrospectiva, documental, transversal e quantitativa. Clique aqui e leia o artigo.

O estudo poderá contribuir para o planejamento, monitoramento e elaboração de estratégias para manutenção desse tipo de cateter até o término da terapia. Atualmente os egressos participam de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde; Bruno é residente em Neonatologia na Universidade Federal de Londrina, e Gabrieli é residente em Saúde Materno-infantil na Maternidade Darcy Vargas.

Revista Baiana de Enfermagem

A Revista Baiana de Enfermagem (RBE) é órgão oficial de divulgação eletrônica científica, mantida pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, bilíngue, com publicação em fluxo contínuo e de acesso livre adota como método de avaliação de manuscritos o sistema Double Blind Review, sendo preservado o anonimato dos autores e avaliadores.