17 de fevereiro • 2023
Enfermagem - Notícias

Artigo de egressas da Faculdade Ielusc, publicado em revista nacional, destaca o caminho percorrido pela criança com diabetes e sua família em serviços de saúde

 

“Itinerário terapêutico e o lúdico no processo de cuidado à criança com diabetes: vivências do cuidador familiar” é o título do artigo publicado, no início deste ano, na Revista SEMINA – Ciências biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das egressas do curso de Enfermagem da Faculdade Ielusc, Letícia P. Junkes e Suelen Alves Faria, orientado pela profa. Dra. Lidiane F. Schultz e conta com revisão final do artigo pela Enfermeira Rebecca Ortiz La Banca (Pós-Doutora pela Havard Medical School, Boston, EUA).

O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa com oito cuidadores familiares com crianças de três a 12 anos de idade em um município no Norte catarinense.

“O atendimento às crianças com Diabetes Mellitus tipo 1 precisa ser integrativo e considerar as etapas do desenvolvimento infantil, suas experiências e formas adequadas de comunicação e estratégias lúdicas. Desse modo, nossa pesquisa teve como objetivos: descrever as experiências e uso de recursos lúdicos, bem como identificar o itinerário terapêutico percorrido pelo cuidador da criança com Diabetes Mellitus tipo 1”, explica a autora e egressa Suelen Alves Faria.

“Entre os principais resultados do trabalho, podemos destacar que o itinerário terapêutico do cuidador da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 evidencia uma peregrinação nos serviços de saúde, vínculo fragmentado com atenção primária e dificuldades de comunicação entre os profissionais de saúde-criança-família. Diante disso, a publicação desse estudo pode contribuir para a estimulação do uso de estratégias lúdicas com linguagem adequada para a criança, assim como, melhoria na assistência prestada às crianças com diabetes tipo 1 e suas famílias”, esclarece a egressa.

O artigo pode ser acessado pelo link: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/45845/48366