31 de março • 2025
Notícias - Psicologia

Acadêmicos de Psicologia do IELUSC representam Joinville em congresso estadual

 

Entre os dias 21 e 23 de março, dois acadêmicos do curso de Psicologia do IELUSC participaram do Congresso Regional de Psicologia (Corepsi), realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12), em Florianópolis. O evento é uma das etapas preparatórias para o 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), principal instância de deliberação da categoria no Brasil.

A jornada dos estudantes começou no Pré-Corepsi, etapa regional que contou com a participação das turmas de Psicologia do IELUSC. Nessa fase, os participantes puderam propor ideias e melhorias para a profissão, que foram avaliadas por profissionais da área. Lucas Primo e Willian Mazzuco Furlan, acadêmicos do IELUSC, foram eleitos como delegados regionais durante esse encontro.

No Corepsi, ao lado de estudantes de outras instituições, Lucas e Willian foram responsáveis por discutir e aprovar propostas de âmbito regional e nacional, que serão enviadas à Comissão Organizadora Nacional. Cada delegação, composta por profissionais e estudantes, elaborou relatórios com as propostas debatidas nos grupos temáticos e as apresentou para apreciação no plenário. Ao final do evento, foram eleitos os delegados e suplentes que representarão Santa Catarina na etapa nacional do 12º CNP, que acontecerá em julho, em Brasília.

Lucas Primo destacou a importância desse espaço democrático para a profissão: “É uma oportunidade valiosa para estudantes e profissionais dialogarem sobre questões éticas, técnicas e sociais que impactam a Psicologia. O evento também nos permite compreender melhor como será o nosso trabalho após a graduação.”

O CNP ocorre a cada três anos e tem como objetivo deliberar sobre temas relevantes da prática profissional, definir diretrizes para a atuação do Sistema Conselhos de Psicologia e propor políticas que impactam a sociedade e a atuação das psicólogas e psicólogos no país. O evento é precedido por etapas preparatórias, como o Pré-Corepsi e o Corepsi, garantindo um processo participativo e democrático.

Embora não tenha sido eleito para a etapa nacional, Lucas vê sua participação como um aprendizado enriquecedor e planeja se engajar novamente na próxima edição. “Mesmo não avançando para Brasília, sei que contribuí para discussões importantes. Como o CNP acontece a cada três anos, ainda terei a chance de participar novamente como estudante”, afirmou. Já Willian foi eleito suplente para a delegação estudantil do CNP.

A participação dos acadêmicos do IELUSC no Corepsi reforça o compromisso da instituição em incentivar seus estudantes a atuarem de forma ativa e crítica na construção do futuro do seu campo profissional. Esse engajamento em eventos científicos e institucionais amplia o conhecimento dos futuros psicólogos e fortalece a representatividade dos estudantes na categoria.