14 de novembro • 2024
Cursos - Eventos - Jornalismo - Notícias - Novidades

Acadêmicos de Jornalismo da Faculdade IELUSC lançam e-book com dicas práticas para assessoria de comunicação

 

Na última quarta-feira (13), aconteceu o evento de lançamento do e-book “Boas Práticas de Assessoria de Comunicação: Um Guia de Estudantes para Estudantes”. O livro foi produzido pelos acadêmicos da 6ª fase do curso de Jornalismo, nas disciplinas de Assessoria de Comunicação e Design de Interface, ministradas respectivamente pelos professores Maiara Maduro e Hendryo Anderson André.

 

O evento reuniu acadêmicos, profissionais da área, professores e demais convidados. A noite foi marcada por uma roda de conversa entre acadêmicos e contou com a presença dos seguintes convidados especiais: Maria Luiza Parisotto, assessora de comunicação na Associação dos Magistrados Catarinenses; Patricia Stahl Gaglioti, assessora de comunicação no Instituto de Pesquisa e Arte pelo Movimento; e Luis Gustavo Fusinato, assessor de comunicação no Hospital Dona Helena. Os palestrantes destacaram os principais impasses enfrentados e a rotina de quem trabalha na área. Além disso, auxiliaram os estudantes com dicas e orientações para desenvolvimento pessoal e profissional.

 

A assessora Patricia Stahl destacou em diferentes pontos a importância de manter um bom relacionamento com veículos de comunicação, indo além do contato através de mídias. Ela acredita que para desenvolver um bom relacionamento com a imprensa, deve-se ir além do virtual. “Acho que a tecnologia que movimenta tudo muito rápido parece que faz a gente criar um pouco de desinteresse em relação às esferas do outro, a conexão com as pessoas.”

 

Para Luiz Fusinato, o tempo de experiência na carreira fez com que colecionasse aprendizados. Ele acredita que é primordial que o profissional possua conhecimento sobre seu assessor para poder auxiliá-lo e prevenir futuras intercorrências. Do mesmo modo, debateu sobre a relevância de sempre estar por dentro dos assuntos do momento: “Meu aprendizado foi ter conhecimento de vários assuntos. ‘Como você sabe disso?’ ‘Fui ler, aprender, ser curioso'”, destacou.

 

Ao apresentar dicas para os estudantes, Maria Luiza evidenciou ser ideal para o profissional da comunicação estar apto à mudanças, possuindo sempre planos de estratégias e entendendo que podem haver imprevistos. “Quando acontece algo grave e precisamos nos posicionar sobre, não podemos continuar abordando outros assuntos [no nosso plano de comunicação] como se nada estivesse acontecendo.”

 

O debate também abordou questões relacionadas ao uso das redes sociais para comunicação, a importância do media training, estudo de caso e gestão de crise. 

 

 

Sobre o e-book:

O e-book “Boas Práticas de Assessoria de Comunicação: Um Guia de Estudantes para Estudantes” foi produzido por 21 estudantes, que participaram ativamente do processo de pesquisa, entrevistas, redação e design do material. Dividido em sete capítulos, o livro digital abrange temas fundamentais para a formação de futuros profissionais da área, tais como: plano de comunicação, mailing e relacionamento com a imprensa, release e produção de textos, gestão de crise, entre outros.

O e-book é uma excelente oportunidade para estudantes e profissionais se aprofundarem nas boas práticas da assessoria de comunicação e se familiarizarem com a realidade do mercado. O material é um exemplo de integração entre teoria e prática, em que a equipe de estudantes concilia conhecimentos acadêmicos com o desenvolvimento de conteúdo relevante e de qualidade para o público. O livro já está disponível para download gratuito.

 

Texto por: Camila Bosco