04 de setembro • 2019

Acadêmicos de Fonoaudiologia publicam trabalhos em congresso de São Paulo

 

Acadêmicos e professores do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Ielusc estiveram no 18º Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia (FORL), realizado de 29 a 31 de agosto, em São Paulo (SP).

O evento contou com a participação de 500 palestrantes nacionais e internacionais, e mais de 3500 congressistas, um recorde, segundo a organização, além de uma programação com painéis, minicursos e mesa redonda para a discussão dos temas sobre Otorrinolaringologia, Laringologia e Fonoaudiologia.

A professora Vanessa Bohn orientou, juntamente com a professora Juliana Cemim, o trabalho de conclusão de curso da acadêmica Laura Guimarães Cuozzo, publicado no congresso. “O objetivo foi verificar o conhecimento sobre os efeitos da nocividade do ruído e outros riscos para a saúde auditiva dos trabalhadores que frequentaram o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da macrorregião de Joinville. A Perda Auditiva Ocupacional é um dos principais agravos relacionados ao trabalho”, explica a docente.

Para as inscrições, os acadêmicos da Faculdade Ielusc contaram com a ajuda financeira de empresas da área de Fonoaudiologia da cidade. “A supervisora do curso, Patrícia Taranto, divulgou o congresso para os alunos e os ajudou a organizar a ida para a participação no evento”, conta Vanessa.

Geovane Kubiaki Babireski, Adayle Weber e a professora orientadora Ana Paula Duca também participaram e publicaram seu trabalho sobre a caracterização de pacientes atendidos em um hospital particular de Joinville para a realização do exame videodeglutograma, responsável por avaliar a deglutição. “Foi uma experiência maravilhosa de grupo. Alguns que foram são da turma que se forma neste ano. Podemos aprofundar laços e fazer muito networking”, afirma Babireski.

Os resumos dos trabalhos apresentados no congresso são publicados na revista Internacional Archives of Otorhinolaryngology que você pode conferir aqui.

Anexo ao congresso, a exposição Ear Parade reuniu cerca de 60 esculturas em forma de orelha customizadas por artistas para chamar a atenção para doenças auditivas. Agora, as obras serão leiloadas no site http://earparade.com.br/arremate/ e o valor arrecadado será destinado a entidades responsáveis pela saúde e reabilitação auditiva. Em 2020, o Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia acontece em Campinas (SP). 

Texto: Mariane Machado, acadêmica do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc.