20 de agosto • 2019

Acadêmicos de Enfermagem refletem sobre o cuidado com a criança

 

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade Ielusc participaram na manhã desta terça-feira (20), da palestra “Intervenções e práticas baseadas em evidências para o cuidado à criança e a sua família”, ministrada pela Enfa. Dra. Maria Angélica Marcheti.

Na oportunidade foi discutido o papel do enfermeiro na atenção não apenas com a criança, mas da família como um todo. “Quando as adversidades ocorrem as famílias são desafiadas, muitas vezes precisam alterar o padrão de funcionamento e a rotina para acompanhar a criança ou o adolescente. Precisamos ajudá-las a perceber que são capazes de passar por aquele momento”, exemplificou.

Maria Angélica também pontuou a importância de ouvir a família durante o atendimento e de respeitar suas culturas e crenças. “Precisamos sempre lembrar que aquele é um momento de estresse na vida dos familiares, nosso papel é amenizar isto da melhor forma possível”, comentou. A palestra fez parte da disciplina “Saúde da mulher, criança e adolescente”, ministrada pela professora Ma. Lidiane Ferreira Schultz.

Maria Angélica Marcheti é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina/SP; mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); doutora pelo Programa de Pós-graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professora Associada do curso de Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde (INISA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem – mestrado acadêmico de Enfermagem, na mesma instituição.