26 de junho • 2025
Cursos - Direito - Notícias - Novidades

Acadêmicos de Direito do IELUSC participam de imersão jurídica em Brasília

 

Entre os dias 24 e 28 de junho, um grupo de acadêmicos do curso de Direito da Faculdade IELUSC participa de uma série de visitas institucionais na capital federal. A atividade, que envolve estudantes das 3ª, 5ª e 7ª fases do curso, tem como objetivo proporcionar uma imersão prática no sistema judiciário brasileiro, por meio da observação direta das sessões de julgamento nos tribunais superiores, além da visita a espaços simbólicos da República.

O projeto foi idealizado e é coordenado pela professora Ma. Mariana M. Aranda, com acompanhamento da professora Ma. Sibila S. Prado, e tem por objetivo proporcionar aos estudantes uma imersão prática nos ambientes onde as decisões que impactam o país são tomadas.

“Idealizei e organizei esta viagem com o propósito de aproximar os estudantes de Direito dos Três Poderes da República — Legislativo, Executivo e Judiciário — proporcionando uma vivência concreta dentro das instituições. A proposta é que eles compreendam, na prática, que os poderes existem para servir ao povo, a sociedade, e não o contrário”, explica Mariana Aranda.

Durante os cinco dias de atividades, o grupo participou de sessões plenárias no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo a conclusão de um julgamento histórico envolvendo o artigo 19 do Marco Civil da Internet. Um dos momentos mais especiais da programação foi o encontro com o Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além das cortes, os estudantes visitaram espaços simbólicos da capital, como o Palácio do Itamaraty — sede do Ministério das Relações Exteriores —, o Congresso Nacional, o Superior Tribunal Militar (STM), a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a icônica Praça dos Três Poderes. Estar em Brasília com meus colegas e professores de curso tem sido mais do que um simples passeio acadêmico, mas uma experiência enriquecedora que nos permite enxergar o Direito acontecendo na prática. Mais do que estudar, estamos vivenciando o que aprendemos e reforçando que o Direito não se aprende só em sala de aula”, destaca Glenda Caroline dos Anjos Nogueira, da 3ª fase.

A proposta reforça o compromisso do IELUSC com uma formação conectada à realidade, estimulando os estudantes a ampliarem seu repertório acadêmico e profissional por meio de experiências fora da sala de aula.